• Cuiabá, 17 de Setembro - 2025 00:00:00

Nós vamos cobrar, diz senador sobre expectativa de receber FEX até dezembro


Da Redação

Após o leilão "frustrado" do pré-sal, que assegurou aproximadamente 50% da expectativa inicial em termos de recursos a estados e municípios, a posição de integrantes da bancada federal como o senador Wellington Fagundes (PL), é de que o Governo Federal possa honrar compromissos, como em relação ao FEX - Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações - somando cerca de R$ 1 bilhão em relação aos exercícios 2018 e 2019. 

"Em relação ao FEX, nós vamos cobrar. O ministro Paulo Guedes bem como também o presidente da República nos confirmou o pagamento do FEX, de uma parcela de R$ 4 bilhões (país) até o final do ano. Então daqui até o final do ano não está atrasado, está na responsabilidade de pagar", considerou Fagundes.

O senador destacou o empenho da bancada na cobrança aos representantes do Governo Jair Bolsonaro, inserindo nesse campo o Banco Central.

No Estado, a interpretação do Governo segue basicamente a mesma linha - depositando "esperança" sobre as ações da União - na batalha pelo recebimento do FEX - em que pese a resistência do Governo federal que apostava as cartas no leilão do pré-sal para ampliar a margem de verba a ser destinada aos estados e municípios - e dessa forma, também considerava a possibilidade do não repasse do fundo de compensação das exportações.    

Pré-sal

Nesse contexto, o senador Wellington Fagundes, ao pontuar os resultados do leilão do pré-sal, disse que "claro que não foi aquilo que se queria, mas foi feito, então os estados e municípios receberão a sua parcela, mais ou menos a metade do que estava previsto, mas receberão, é um compromisso do Governo".

PEC extinção municípios 

"Em relação às PECs vamos analisar, por exemplo a questão dos municípios (extinção). Isso é um momento de discussão porque vamos buscar eficiência, vamos fazer com que cada um saiba que cada centavo recebido do imposto do cidadão tem que ser devolvido em bons serviços, de qualidade. Tudo o que o governo propõe, acho que tem que ser discutido, aquilo que é bom nós vamos buscar aperfeiçoar. Aquilo que não serve para a população, vamos negar", assinalou o parlamentar. 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: