Da Assessoria
Teve início na noite da última segunda-feira (11) o XII Seminário Internacional de Psicologia e Senso Religioso, em Cuiabá. Esta é a primeira vez, em vinte e quatro anos de realização do evento, que a capital mato-grossense recebe o encontro, que tem como objetivo discutir os impactos da religiosidade/espiritualidade na saúde mental e cotidiano da sociedade. Já na abertura, a primeira conferência internacional demonstrou a relevância do Seminário, que reúne mais de 110 pesquisadores nacionais e internacionais. O evento acontece no Centro de Eventos do Pantanal até a próxima quinta-feira (14).
Para a 12ª edição do Seminário o tema escolhido foi “Sofrimento psíquico e sentido da vida: contribuições da Psicologia da Religião”. A conferência internacional que deu início às atividades foi conduzida pela psicóloga educacional pela Pontificia Universidad Católica Argentina (UCA), professora Martha Elena Giuliano de Iglesia. Sob o título “Sofrimento mental e sentido da vida no mundo contemporâneo”, a pesquisadora abordou a problemática mundial relacionada ao sofrimento humano. Segundo ela, para cada acontecimento há uma reação e consequência à sensibilidade e mentalidade.
“Tudo nos afeta porque enquanto somos humanos, possuímos muitas e variáveis sensibilidades. Neste momento, o mundo demanda de muitas e várias doenças e há uma necessidade de encontrar respostas e acompanhamento para lidar com o sofrimento”, destaca Martha Elena.
Ainda de acordo com a pesquisadora, o meio em que vive pode fazer com que o ser humano tenha reações e atitudes por vezes impulsivas ou desesperadas. Isto porque, em determinado momento, o sofrimento psíquico tornou-se grande o suficiente para isso. Por este motivo, Martha Elena reforça a importância de compreender e procurar ajudar estas pessoas.
“O contexto social, político e até religioso leva o ser humano a se preocupar em achar alguma esperança em meio a este sofrimento. Veja o que acontece neste momento na América Latina como um todo. Talvez seja a ocasião ou até um convite para que o Brasil inicie um movimento de recuperação do sentido da vida e de uma fé profunda e verdadeira”, exemplificou Martha Elena.
A abertura do Seminário contou ainda com a presença de outros pesquisadores internacionais. O PhD e professor de Psicologia da Universidade de Indiana South Bend, nos Estados Unidos, Kevin Ladd, destacou que o GT Psicologia da Religião, que organizada o evento há 24 anos, vem trabalhando para que o assunto permaneça no centro das discussões. Para ele, é fundamental que tais questões sejam debatidas, pois estão no âmago das perguntas de qualquer ser humano.
“Conhecer o sofrimento humano permite o conhecimento de suas diferenças e similaridades. Isto permite também compreender a própria essência e natureza do sofrimento”, salientou Ladd.
Desde a primeira edição do Seminário Internacional, nenhuma capital do Centro-Oeste, com exceção do Distrito Federal, havia recebido o evento. A possibilidade deu-se pela entrada do prof. Rosimar José de Lima Dias, da Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC-MT) ao GT Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
“Apresentei um trabalho no Seminário anterior, em Porto Alegre (RS) e fui convidado a ser membro do GT. Agora, passamos por este ‘batismo de fogo’ de realizar um evento em Cuiabá pela primeira vez. É uma oportunidade de intercâmbio de pesquisas, troca de experiências e estímulo a jovens pesquisadores”, disse o prof. Rosimar.
Programação – O XII Seminário Internacional de Psicologia e Senso Religioso segue com atividades até quinta-feira (14). Uma das ações mais esperadas é o lançamento do livro “Psicologia Cognitiva da Religião no Brasil: Estado Atual e Oportunidades Futuras”, a partir das 18h30, amanhã (13). Alguns dos autores e coautores da obra estarão no local para a sessão de autógrafos. O evento contará ainda com mesas redondas, conferencias internacionais e apresentações científicas.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro