O período de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Colégio Maxi começou nesta segunda-feira (28 de outubro), com foco em um aspecto que costuma ser determinante no sucesso dos estudantes: a preparação mental. Antes de iniciar as atividades voltadas às áreas específicas, de Humanas, Natureza, Matemática e Linguagens, os alunos puderam assistir a uma palestra com a master coach trainer Simone Bernardino.
A facilitadora explicou que o objetivo principal é auxiliar os alunos a encontrarem maneiras de melhorar sua performance. “Querendo ou não, nós estamos colocando no mercado competidores. Como eles vão lidar com a competição? Como ser o primeiro lugar nessa disputa com toda essa pressão? Então, trabalhamos de que forma podemos fazer essa gestão de emoção e conseguir bons resultados”, contou.
A ferramenta do coaching, segundo Simone, pode ser muito útil não só durante a preparação, mas no dia da prova e no pós-exame. “Porque nós sabemos que vamos ter aqueles que vão passar e aqueles que não conseguirão chegar ao resultado esperado. Não passei, e aí? O mundo não acaba. Posso recomeçar e ter um aprendizado com isso”, tranquilizou.
Para a aluna Layala Stefane de Paula Barbosa, do Extensivo, a experiência foi maravilhosa, “porque são meses de preparação e o que sempre procuramos trabalhar são os estudos, as fórmulas, os exercícios, e muitas vezes deixamos de lado o psicológico, a questão da mente, como lidar, como estar preparado durante a prova”. Para ela, esses momentos ajudam a organizar o pensamento, o foco e entender que a calma, o controle mental, são importantíssimos para que se aplique corretamente o que foi aprendido.
“É uma prova muito importante para nos dar acesso à faculdade. Esses dias de preparação exclusivos para cada prova, na minha opinião, não servem só para fazer exercícios, porque isso a gente já fez o ano inteiro. São importantes para te centrar, porque o conteúdo você já tem”, opinou Tiago Elias Cruz Antunes, do cursinho pré-vestibular.
Para o professor Carlos Leão, diretor do Colégio Maxi, é uma forma interessante de começar essa verdadeira maratona com vistas ao Enem. “O conteúdo está dado, agora é saber como ir bem no dia da prova. Por isso convidamos a Simone Bernardino para iniciar a semana. Abrimos com um trabalho que é de concentração, respiração, manutenção do foco”, reforçou.
Nas próximas duas semanas, além de resolução de exercícios em todas as áreas, os alunos terão na sexta-feira (1º) a Jornada Vitoriosa de Redação. “É um evento em que participam todos os professores de linguagem da escola e os alunos gostam bastante também, porque é um momento de encontros e de preparação final para a redação no domingo”, salientou Leão.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro