Da Redação
Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, pediu respaldo do secretário nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas, para celeridade em Brasília de vários projetos de prefeituras de Mato Grosso formatados para viabilizar obras de infraestrutura, como reconstrução de pontes, danificadas em decorrência de chuvas e enchentes, entre outras demandas de infraestrutura dos municípios.
“Esses projetos estão paralisados e pedimos que tenham o encaminhamento necessário para a celebração dos convênios e repasse de recursos para as prefeituras realizarem os investimentos nas localidades atingidas”, ressaltou Fraga, convidando a Defesa Civil para participar dos encontros regionais que a AMM fará nos próximos meses.
O assunto foi pontuado em evento realizado hoje (29), na sede da AMM, que tratou da "importância da visão sistêmica da proteção em defesa civil e o trabalho integrado entre os órgãos públicos" - contando com a integração do secretário nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas. O evento reuniu prefeitos e representantes de municípios.
O presidente da AMM também destacou a importância da vinda do secretário ao estado, para debater com os prefeitos medidas para prevenir desastres naturais, por meio de parcerias e treinamentos de equipes municipais. “É mais uma porta que se abre no governo federal para os municípios de Mato Grosso, pois muitas vezes na ocasião do desastre os gestores não sabem a quem recorrer, principalmente porque pode não haver equipes preparadas e recursos financeiros para enfrentar a situação”, frisou.
O secretário nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas, defendeu a ação conjunta de todos os órgãos da prefeitura e o coordenador municipal da defesa civil para que haja prevenção, preparação e socorro, quando for oportuno, diminuindo custos e melhorando a segurança das pessoas. O secretário salientou que já se faz muita prevenção no país. “Quando uma secretaria de serviços urbanos limpa as bocas de lobo e os sistemas de microdrenagem, está fazendo prevenção para inundação. Quando as prefeituras limpam as calhas dos rios e as galerias, também estão fazendo prevenção”, assinalou, destacando que os municípios receberão orientações sobre as medidas para se tornarem sustentáveis e resilientes.
A campanha Construindo Cidades Resilientes é uma iniciativa global lançada em 2010 pelo Fórum de Prefeitos para unir-se à Estratégia Internacional para Redução do Risco de Desastres, que envolve vários países. Compreender como e quando os eventos adversos podem se tornar um desastre e promover ações para que as vulnerabilidades sejam reduzidas são desafios para os gestores públicos.
Dando continuidade ao encontro, será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, no Cenarium Rural, o Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres, realizado pela Defesa Civil.
Com Agência AMM

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Na mira: PM barra tentativa de furto em agência bancária
Órfãos do Feminicídio: a necessidade do Estatuto da Vítima no Brasil e de acolhimento às famílias enlutadas
Avô é condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável
Lei Magnitsky, anistia e o custo internacional das crises institucionais
TJ mantém fornecimento de fórmula especial a bebê
Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026
PC deflagra operação em Porto Esperidião e Glória D’Oeste
Wellington destaca sanção de lei sobre Justiça do Trabalho
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo