Da Assessoria
Distribuir alegria e magia. Com este objetivo foi realizada na última sexta-feira (18) a entrega dos brinquedos arrecadados na Campanha “Doe diversão, receba sorrisos” da Unimed Cuiabá. A arrecadação ocorreu no período de 1 a 15 de outubro e mobilizou médicos cooperados, colaboradores e entidades parceiras da Cooperativa.
O diretor-presidente da Unimed Cuiabá, Dr. Rubens Carlos de Oliveira Júnior, destacou o empenho de todos nesta importante ação. “É uma forma de parabenizarmos nossos cooperados pelo Dia do Médico, presenteando com sorrisos e alegria quem mais precisa. Isso é a Unimed Cuiabá, esse é o nosso DNA: cuidado e proteção”, evidenciou.
Os brinquedos arrecadados foram distribuídos às 50 crianças atendidas pelo Projeto Canção de Roda e mais de 100 da Creche Municipal de Cuiabá “Jamil Boutros Nadaf”. A entrega, contou com momento festivo para as crianças, com brincadeiras, sorteios e deliciosos lanches.
PROJETO CANÇÃO DE RODA - Criado em 2004 pela área de Responsabilidade Social da Unimed Cuiabá, o projeto tem por finalidade contribuir para a melhoria da qualidade de vida e comunicação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social com deficiência auditiva e surdos. Com terapias fonoaudiológicas e apoio pedagógico é promovido o aprimoramento e desenvolvimento dos participantes. Os familiares também são inseridos neste processo e acompanham participando de palestras educativas, passeios e atividades de lazer e integração.
A fonoaudióloga Carla Fortes que atua no projeto explica que o atendimento clínico é focado no tratamento de oralidade e escrita, para melhor inserção a sociedade. “Nem todos sabem Libras, alguns não falam muito bem por conta da deficiência. Os implantados conseguem evolução um pouco melhor, e é muito gratificante vê-los inseridos na sociedade de forma ampla, temos inclusive uma participante do projeto que está na faculdade de Direito”, comemora.
A descoberta da perda auditiva do filho, conta o Sr. Everson, pai do Karyson que está no projeto há 9 anos, foi um grande choque. Por indicação, foram em busca do Canção de Roda e receberam o acolhimento da equipe. A criança foi matriculada no Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEADA), onde aprendeu Libras. Porém, os pais desejavam mais e permaneceram firmes no projeto. “Para nós pais não era suficiente ele ter o conhecimento em Libras, desejávamos mais. Queríamos o desenvolvimento da fala e articulação e sem o projeto isso não seria possível”.
Para a Sra. Raquel, mãe de Davi Luiz, que participa do projeto há quatro anos, o desenvolvimento foi muito grande e trouxe diferenças significativas na vida da criança. “Cerca de 90% da evolução do meu filho é graças ao Projeto, a dedicação dos fonoaudiólogos e as terapias realizadas. O Canção de Roda é de suma importância na vida das crianças com deficiência auditiva e das famílias, especialmente por ser um projeto de qualidade, com ótimos profissionais e de forma gratuita, sendo acessível a quem não tem condições de arcar com tratamentos”.
Emocionado, Everson ressaltou aos pais de deficientes auditivos “não desistam dos seus filhos. Acreditem que seus filhos podem vir a falar, do modo deles, mas que seja compreensível, ou por Libras. Com tratamento adequado eles podem aprender e vir a falar algumas palavras”.
Saiba mais sobre as ações sociais da Unimed Cuiabá pelo site unimedcuiaba.coop.br ou pelo telefone 3612-3316.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido