A partir de agora a Justiça Eleitoral de Mato Grosso contará com a presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (libras) em eventos oficiais e vídeos institucionais. Essa ação, que amplia o acesso a informação ao cidadão com deficiência auditiva, está prevista no Termo de Cooperação firmado nesta quarta-feira (09/10) entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Educação.
O Termo foi assinado pelo presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli e pela Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso, Marioneide Angélica Kliemaschewsk.
O documento prevê benefícios para ambas instituições. A Seduc, por meio do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial cederá ao TRE-MT, gratuitamente, intérpretes de libras para atuarem em eventos oficiais e vídeos institucionais. Já o Tribunal cederá a Coordenadoria do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial - CASIES salas de treinamento e auditório para realização de eventos de capacitação.
“Essa parceria é fundamental para que possamos dar conhecimento aos cidadãos com deficiência auditiva dos trabalhos realizados pelo TRE. Esse Termo de Cooperação tem um grande caráter social, inclusivo. Somos gratos a Seduc por disponibilizar o intérprete, que serve de intermediário para que indivíduos que falam idiomas diferentes se compreendam. Se entendermos esse significado, compreendemos o quão importe é o trabalho desse profissional, cujo missão requer muito estudo, capacitação e dedicação. Ele atua no processo de inclusão entre a comunidade ouvinte e a comunidade surda”.
Para a secretária, a parceria firmada vem ao encontro da missão da Instituição. “Espero que essa seja a primeira de muitas parcerias. Acho que a educação tem a grande missão de ser uma das percursoras da formação humana, e dentro disso, sempre vemos a cidadania, direitos e deveres do cidadão”. E a cidadania passa pelo processo de escolha dos candidatos e de conscientização. Ao ceder o intérprete de libras, a Seduc possibilita a todo cidadão o acesso a toda formação, a todo conhecimento e a toda cidadania relacionados ao trabalho do TRE. Isso significa inclusão e equidade”.
Informações TRE

Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção