A partir de agora a Justiça Eleitoral de Mato Grosso contará com a presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (libras) em eventos oficiais e vídeos institucionais. Essa ação, que amplia o acesso a informação ao cidadão com deficiência auditiva, está prevista no Termo de Cooperação firmado nesta quarta-feira (09/10) entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Educação.
O Termo foi assinado pelo presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli e pela Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso, Marioneide Angélica Kliemaschewsk.
O documento prevê benefícios para ambas instituições. A Seduc, por meio do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial cederá ao TRE-MT, gratuitamente, intérpretes de libras para atuarem em eventos oficiais e vídeos institucionais. Já o Tribunal cederá a Coordenadoria do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial - CASIES salas de treinamento e auditório para realização de eventos de capacitação.
“Essa parceria é fundamental para que possamos dar conhecimento aos cidadãos com deficiência auditiva dos trabalhos realizados pelo TRE. Esse Termo de Cooperação tem um grande caráter social, inclusivo. Somos gratos a Seduc por disponibilizar o intérprete, que serve de intermediário para que indivíduos que falam idiomas diferentes se compreendam. Se entendermos esse significado, compreendemos o quão importe é o trabalho desse profissional, cujo missão requer muito estudo, capacitação e dedicação. Ele atua no processo de inclusão entre a comunidade ouvinte e a comunidade surda”.
Para a secretária, a parceria firmada vem ao encontro da missão da Instituição. “Espero que essa seja a primeira de muitas parcerias. Acho que a educação tem a grande missão de ser uma das percursoras da formação humana, e dentro disso, sempre vemos a cidadania, direitos e deveres do cidadão”. E a cidadania passa pelo processo de escolha dos candidatos e de conscientização. Ao ceder o intérprete de libras, a Seduc possibilita a todo cidadão o acesso a toda formação, a todo conhecimento e a toda cidadania relacionados ao trabalho do TRE. Isso significa inclusão e equidade”.
Informações TRE
Ainda não há comentários.
Veja mais:
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde
Infraestrutura: Governo confirma R$ 220 mi em obras no Estado
Operação da PC e Vigilância Sanitária interdita clínica de estética
Governo mira pequenas e médias empresas para fechar rombo fiscal
Governo garante gás de graça para 15,5 milhões de famílias
Tribunal do Júri: homem acusado de homicídio é condenado a 12 anos
Tarifaço e seu alerta para o Brasil valorizar sua indústria
Dos Baby Boomers à Geração Z: conflitos e aprendizados do novo mundo corporativo
Operação integrada prende homicida condenado a 14 anos
Tribunal de Justiça elege novos juízes-membros do TRE