Ruan Cunha - Sicom
A fanfarra do Programa Siminina tem sido uma das principais atividades desenvolvidas com as mais de 1 mil meninas inseridas nos 16 polos da Prefeitura de Cuiabá. No último sábado (07), 300 meninas das unidades do 1ª de Março, Três Barras, Drº Fábio e Jardim Renascer se apresentaram no desfile cívico da Independência do Brasil, na avenida Getúlio Vargas.
Segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro, essa atividade tem feito bastante sucesso entre as alunas e os benefícios para o desenvolvimento infantil são inúmeros e vão além da musicalidade. “É muito interessante ver a dedicação que elas impõem na atividade de fanfarra. O contato com os instrumentos, o envolvimento com a música e a expressão de seus sentimentos, além de toda inteiração entre elas, trabalho em equipe, a disciplina e muito mais”, apontou.
A fanfarra é uma agremiação musical que utiliza instrumentos de percussão e sopro executado com marchas sincronizadas. A coordenadora do Siminina, Dalma Beatriz, salienta que a atividade faz parte da nova roupagem instalada no programa idealizada pela primeira-dama e presente nas diretrizes de trabalho da atual administração.
“A repaginação do Siminina trouxe diversas atividades e a fanfarra tem sido uma das principais. A nossa intenção é transformar o Siminina em um local de aprendizagem, algo que venha a contribuir na formação dessas meninas em mulheres independentes e empoderadas”, explicou Dalma.
O programa Siminina têm recebido o maior conjunto de ações de toda sua história com atividades como ballet, fanfarra, artesanato, inglês, dança regional, judô, alfabetização e muito mais. Além disso, a faixa etária de atendimento aumentou em 1 ano (14 aos 15 anos) para o trabalho de cursos profissionalizantes como informática básica e intermediária de modo preparativo ao mercado de trabalho.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido
Janeiro Branco destaca o papel do farmacêutico no cuidado à saúde mental