Da Assessoria
Visando incentivar o desenvolvimento da cidadania, com a utilização da tecnologia, o prefeito de Cáceres, município localizado a cerca de 240km da Capital, Francis Maris (PSDB) apresentou na terça-feira (10), o aplicativo Patrulha Cidadã.
O evento aconteceu na sede da Prefeitura, e contou com a presença de diversas personalidades política, administrativa e da justiça, que foram conhecer a funcionalidade deste novo aplicativo.
O APP Patrulha Cidadã é uma ferramenta tecnológica que tem o objetivo de ligar o cidadão diretamente com o órgão público responsável.
“No caso da Prefeitura, por exemplo, quando o cidadão verificar que a lâmpada do poste, de uma determinada rua, estiver queimada, é só tirar uma foto pelo aplicativo que mostrará automaticamente a referência da localização, e enviar para o setor responsável, através do aplicativo, que o problema será resolvido assim que for possível”, disse o prefeito.
O APP tem várias funções, entre elas, a divulgação de flagrantes de determinadas irregularidades no transito, como aquelas pessoas que insistem em estacionar em local proibido.
“O aplicativo não aplica multa, é uma ferramenta que vai integrar instantaneamente as necessidades dos cidadãos”.
Durante a apresentação da tecnologia, vários questionamentos foram realizados, como se tem custo para baixar o aplicativo, que não tem, e se os representantes dos órgãos, como a Secretaria de Obras do município, terá que baixar o App?
O prefeito Francis informou que a partir daquele momento, os membros da Prefeitura, já estariam com o aplicativo nos seus telefones de trabalho.
“Tenho certeza que esta ferramenta vai viabilizar com eficiência e rapidez os trabalhos prestados pela Prefeitura para população”, declarou Francis.
Para Diego Galvão, assessor da juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres, Graciene Pauline, o aplicativo é de extrema importância para ligar a população ao poder público, é uma forma da sociedade colaborar diretamente para o desenvolvimento do município.
“Agora as pessoas poderão ajudar, fiscalizar, denunciar, apontar as falhas, erros ou irregularidades diretamente para quem pode resolver”, explicou Diego.
Para algumas pessoas que foram apresentadas a nova tecnologia, o aplicativo é um elo de ligação, a oportunidade que faltava para integrar o povo com o órgão público, é a forma direta do prefeito, dos secretários, dos vereadores ficarem sabendo de forma instantânea das necessidades e prioridades da população.
De acordo com Claudio Cordeiro, criador do aplicativo, a ideia principal desta ferramenta é mobilizar o poder público e toda sociedade nos mais diversos seguimentos, governos, empresas, entidades de classes e associações para discutir, melhorar e se engajar nessa ideia, que tem objetivo de proporcionar melhorias na vida das pessoas.
“Esse APP é um guarda chuvas de outros aplicativos, no mesmo segmento de denúncias, a qual baixará apenas o Patrulha Cidadã: e receberá várias outras finalidades como: SAMU, Lei Maria da Penha, Disk Silencio, focos de mosquito da dengue, queimadas, entre outros”, bem como servirá diretamente como uma zeladoria publica e também como ouvidoria, ressaltou Cordeiro.
Cáceres sai na frente com a validação do Patrulha Cidadã, sendo a pioneira com a funcionalidade deste aplicativo, que está disponível nas plataformas IOS e Androide. Baixe e confira: patrulhacidada.com.br.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido
Janeiro Branco destaca o papel do farmacêutico no cuidado à saúde mental