Da Redação
Governo do Estado avisou que órgãos e entidades da máquina pública têm seis meses para se adequarem à obrigatoriedade de gravar em áudio e vídeo e disponibilizarem no Portal da Transparência todas as licitações presenciais realizadas pelo Executivo. A medida foi publicada na segunda-feira (29) por meio de um decreto que visa regulamentar a Lei 10.851, sancionada em março deste ano.
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), órgão central de aquisições do Estado, ficará responsável por estruturar sala especial, com equipamentos e tecnologias necessários para gravação e transmissão, por meio da internet, das sessões de licitação.
O Governo acentua que "a ação não gerará um impacto muito significativo na gestão das aquisições do Estado, já que a maioria das licitações atualmente ocorre sob a modalidade pregão eletrônico, em ambiente virtual já monitorado via Sistema de Aquisições Governamentais (Siag)".
O secretário adjunto de Aquisições Governamentais, Luiz Gustavo Karan, disse que essa exigência é vista com bons olhos, pois é um instrumento muito positivo de controle. “Vemos essa exigência legal com muito bons olhos, pois aumentará o controle e a transparência das licitações. Já estamos trabalhando para que dentro do prazo estipulado este espaço esteja equipado”.
O Estado ressalta que "a Seplag estruturará uma sala com os equipamentos necessários e disponibilizará às outras secretarias para que possam realizar seus certames presenciais, mas caso algum órgão não se sinta contemplado por este espaço, poderá adequar um local para atender suas demandas".
Pontua ainda que "para viabilizar a estrutura será montada uma comissão composta por servidores das secretarias adjuntas de Aquisições Governamentais, Administração Sistêmica e Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI)".
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Nova Ordem Autoritária - Grupo de países liderados por China e Rússia desafiam instituições democráticas
Tribunal de Justiça condena companhia aérea por atraso em voo
Estudo: setembro começa com leve alta no custo da cesta básica
Controvérsia judicial acerca das limitações da compensação de créditos judicias
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde
Infraestrutura: Governo confirma R$ 220 mi em obras no Estado
Operação da PC e Vigilância Sanitária interdita clínica de estética