Da Redação
Governador Mauro Mendes (DEM) ressaltou as ações do Estado para investir no turismo, pontuando necessidade de avanços na infraestrutura, sendo um gargalo da gestão pública. A análise do chefe do Executivo estadual foi assinalada nesta segunda-feira (15), na abertura do Seminário sobre o Investe Turismo, no Palácio Paiaguás.
Objetivo do evento, ressalta o Estado, é o de apresentar ações, linhas de crédito e mecanismos de auxílio e formalização da atividade turística.
Antes da abertura, Mauro Mendes se reuniu com o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, quando lhe apresentou vários projetos na área para Chapada dos Guimarães, sinalizando ainda a apresentação, em breve, de outros projetos para a Baixada Cuiabana – Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e outros municípios.
Segundo ele, Mato Grosso tem um grande potencial turístico, mas por ser um estado continental, tem problema de infraestrutura, incluindo a própria Baixada Cuiabana, Chapada dos Guimarães e Nobres. “Precisamos melhorar nossas estradas, nossos acessos, para criar as condições para que o turista possa vir, se deslocar, ocupar e presenciar as belezas que o Estado oferece”.
Ele falou ainda sobre a capacitação do setor. “Este é, sem dúvida, um dos pilares para o desenvolvimento do turismo. Acredito que essa capacitação poderá ser feita em parceria com a iniciativa privada, com as instituições do Sistema S, como o Sebrae, cuja essência é a vocação para qualificar e desenvolver as cadeias ligadas ao turismo e serviços”.
Segundo Aluizer Malab, existem recursos e fundos aguardando para serem investidos. “Conversando com o governador, vejo que Mato Grosso e Cuiabá estão muito preparados para receber estes investimentos. O que a gente precisa é de projetos. Temos linhas de crédito como o Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo), do BNDES, e o Fungetur (Fundo Geral de Turismo)”, afirmou.
A diretora técnica do Sebrae/MT, Eliane Chaves, disse que a instituição está trabalhando na capacitação e qualificação dos destinos turísticos do estado “Nossa meta é a melhoria dos produtos turísticos, agregando valor, inovando e buscando novos mercados, para que atrair turistas brasileiros e internacionais”, afirmou.
O Programa Investe Turismo é desenvolvido numa parceria entre Ministério do Turismo, Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e Sebrae. Vai trabalhar 30 rotas turísticas em todo o país, das quais uma em Mato Grosso, a do Pantanal Norte, compreendendo os municípios de Poconé, Cáceres, Chapada dos Guimarães e Nobres.
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade