Da Redação
Governador Mauro Mendes (DEM) ressaltou as ações do Estado para investir no turismo, pontuando necessidade de avanços na infraestrutura, sendo um gargalo da gestão pública. A análise do chefe do Executivo estadual foi assinalada nesta segunda-feira (15), na abertura do Seminário sobre o Investe Turismo, no Palácio Paiaguás.
Objetivo do evento, ressalta o Estado, é o de apresentar ações, linhas de crédito e mecanismos de auxílio e formalização da atividade turística.
Antes da abertura, Mauro Mendes se reuniu com o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, quando lhe apresentou vários projetos na área para Chapada dos Guimarães, sinalizando ainda a apresentação, em breve, de outros projetos para a Baixada Cuiabana – Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e outros municípios.
Segundo ele, Mato Grosso tem um grande potencial turístico, mas por ser um estado continental, tem problema de infraestrutura, incluindo a própria Baixada Cuiabana, Chapada dos Guimarães e Nobres. “Precisamos melhorar nossas estradas, nossos acessos, para criar as condições para que o turista possa vir, se deslocar, ocupar e presenciar as belezas que o Estado oferece”.
Ele falou ainda sobre a capacitação do setor. “Este é, sem dúvida, um dos pilares para o desenvolvimento do turismo. Acredito que essa capacitação poderá ser feita em parceria com a iniciativa privada, com as instituições do Sistema S, como o Sebrae, cuja essência é a vocação para qualificar e desenvolver as cadeias ligadas ao turismo e serviços”.
Segundo Aluizer Malab, existem recursos e fundos aguardando para serem investidos. “Conversando com o governador, vejo que Mato Grosso e Cuiabá estão muito preparados para receber estes investimentos. O que a gente precisa é de projetos. Temos linhas de crédito como o Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo), do BNDES, e o Fungetur (Fundo Geral de Turismo)”, afirmou.
A diretora técnica do Sebrae/MT, Eliane Chaves, disse que a instituição está trabalhando na capacitação e qualificação dos destinos turísticos do estado “Nossa meta é a melhoria dos produtos turísticos, agregando valor, inovando e buscando novos mercados, para que atrair turistas brasileiros e internacionais”, afirmou.
O Programa Investe Turismo é desenvolvido numa parceria entre Ministério do Turismo, Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e Sebrae. Vai trabalhar 30 rotas turísticas em todo o país, das quais uma em Mato Grosso, a do Pantanal Norte, compreendendo os municípios de Poconé, Cáceres, Chapada dos Guimarães e Nobres.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio