Eduardo Botelho
Nada é mais inclusivo que o trabalho remunerado. O trabalho tem papel fundamental na vida de uma pessoa. Ele estabelece a ocupação, a remuneração, o planejamento, garante a identidade existencial e faz o trabalhador sonhar com dias melhores.
Trabalho remunerado também traz melhor educação, saúde, segurança, moradia, alimento, vestuário, remédio, autoestima e respeito.
Foi graças a uma enxada que consegui pagar minha inscrição para o primeiro curso universitário. Eu, que nasci na roça, filho de família humilde, sei da importância do trabalho não só para por na mesa o leite, o pão, o arroz e o feijão, mas também para fazer as pessoas crescerem, desenvolver e sonhar.
Neste primeiro de maio temos que homenagear o trabalhador, mas é primordial também lembrarmos dos desempregados. É urgente a necessidade de criarmos políticas para colocar no mercado aqueles que estão fora das frentes de trabalho. Não podemos esquecer do sofrimento do pai de família, das mães desempregadas, dos jovem em busca da sua vaga neste complexo mercado.
Por isso, estou aqui para partilhar convosco algumas preocupações, mas também confiança e esperança. Quero reafirmar meu compromisso de lutar de forma incansável para que possamos ampliar os postos de trabalho no nosso estado.
Defendo que governos federal, estadual e municipal tem que enfrentar de imediato as questões como pobreza, desemprego, geração de trabalho e renda, pois essas interagem entre si e a melhor solução chama emprego. Com o trabalho remunerado o cidadão ganha, mas ganha também o município, o estado e a União.
Enquanto parlamentar estou lutando e vou continuar colocando todo meu empenho para que possamos unir forças para ampliar as políticas de emprego para que possamos agir no melhoramento tanto da profissionalização e da qualificação do trabalhador, quanto na inclusão ou recolocação no mercado de trabalho daqueles que tristemente estão fora.
Tais políticas terão que oferecer oportunidades inclusivas para que o indivíduo seja "empreendedor" do seu próprio negócio e/ou entre e se mantenha no emprego, seja por meio dos incentivos e investimentos realizados pelo Estado ou por ampliação e novas ações da iniciativa privada. Estou me referindo a possível entrada de novas industrias em nosso estado.
Acredito que o trabalho honesto e com remuneração condizente não só sustenta, mas honra e dignifica o ser humano. Há diversas profissões e afazeres, todas têm o seu valor, pessoas precisam de oportunidades.
Parabém a nós, os trabalhadores incansáveis! E que muito em breve possamos comemorar com mais e mais mato-grossenses esta importante data. Afinal, o trabalho é a busca do alento, do conforto e da vida com prazer e alegria.
Eduardo Botelho é deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa licenciado.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%
Senador reforça fala de ministro: cadê o equilíbrio entre Poderes?
Moratória da soja: decisão do STF cita defesa feita pelo presidente da ALMT
Operação integrada da Polícia Civil prende membros de facção no RJ
Alerta do Estado: Ciosp registra mais de 16 mil trotes em sete meses
PM confirma prisão em flagrante de suspeito de feminicídio
O problema do mal
Código Eleitoral divide Senado com voto impresso e outras polêmicas
Operação da Polícia Civil prende advogado no interior de MT
A urgência de uma ação decisiva da ONU para garantir a inclusão e a proteção de Taiwan