• Cuiabá, 14 de Setembro - 2025 00:00:00

Emanuel Pinheiro anuncia cancelamento do evento 300 anos de Cuiabá e cutuca Mauro Mendes


Da Redação

Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou, fazendo uso das redes sociais, o cancelamento do evento programado pela administração municipal alusivo aos 300 anos de Cuiabá. O principal ponto da decisão se atém a negativa sobre a utilização da Arena Pantanal, mas no "comunicado", Pinheiro também alfineta o governador Mauro Mendes (DEM) em relação aos repasses de recursos ao município. 

Nas pontuações, descrevendo a prevista programação de eventos, e assinalando que o custo aos cofres públicos do evento seriam "zero" - contando com parceria da iniciativa privada, Pinheiro destaca que o formato das comemorações foi alterado - devendo seguir o contexto de entrega de obras e projetos. 

Ao final da exposição, o prefeito lembra os R$ 82 milhões que o Estado deve ao município - e que se depara com resistência do governador em razão de acordo ter sido firmado entre a administração Pedro Taques e a prefeitura. Esse montante, fruto de emenda de bancada, foi repassado ao caixa do Estado sob Taques, mas utilizado para outros fins, e na justificativa da gestão passada, teria sido usado para compor atrasos na saúde de municípios. 

Ao findar da gestão, Taques selou acordo com a prefeitura de Cuiabá para parcelamento do montante - mas a partir da "gestão Mauro Mendes". 

O prefeito acentua ainda que está em Brasília, tentando assegurar recursos para resguardar a Santa Casa - com serviços paralisados.    

Na tarde de hoje, o Governo informou que: "em comum acordo com a Prefeitura Municipal de Cuiabá e seguindo a recomendação do Ministério Público, o Governo do Estado de Mato Grosso optou pela não utilização da Arena Pantanal para a festa de aniversário de 300 anos de Cuiabá, que ocorreria nos dias 06, 07 e 08 de abril. O evento será realizado pela Prefeitura no Sesi Papa. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso entende que a Arena é multiuso e que está preparada para receber shows dentro de um calendário possível. No calendário anual poderão ser realizados diversos eventos. O problema ocorrido, no entanto, é que a data do evento coincide com a semifinal e final do campeonato estadual, e início dos jogos da Série B".

Confira os principais trechos do anúncio do prefeito Emanuel Pinheiro:

"Dessa vez não trago boas notícias, mas necessárias. Como prefeito de Cuiabá, infelizmente comunico o cancelamento do Festival 300 anos, que seria realizado na Arena Pantanal, nos dias 6, 7 e 8 de abril, em comemoração da nossa linda cidade.

Em virtude do individualismo de alguns setores, a nossa Capital não será mais presenteada com o Festival 300 anos.

Aquela linda festa, um momento emblemático que tanto sonhei para a nossa população, há mais de oito meses estamos organizando, e que seria custeado 100% com recursos da iniciativa privada. Isso mesmo. Seria custeado com recursos 100%, totalmente da iniciativa privada.

Quero agradecer aos nossos parceiros, Itaipava, Águas Cuiabá, Águas Puríssima, Energisa, Comper, Posto Bom Clima, MRV, Verde Transportes e vários outros companheiros que patrocinariam toda a estrutura e os shows já confirmados dos nosso artistas regionais, grandes talentos locais e também da Banda Jota Quest, Zezé Di Camargo e Luciano, Leonardo e Chitãozinho e Xororó que se apresentariam num único dia.

E para reunir a família cuiabana, teríamos uma linda celebração cristã que estava sendo coordenada pela Mitra e conselho de Pastores. E para finalizar o grande evento, no nosso dia, o dia do aniversário 8 de abril, teríamos uma linda projeção mapeada que contaria uma história dos 300 Anos da nossa Capital.

Quero agradecer todos os apoios, agradecer também o apoio da CLD, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar , Universidade Federal de Mato Grosso, Orquestra Sinfônica, Casa de Festas e o Instituto Ação Cultural.

Apesar do planejamento de trazer o mais tecnológico, para manutenção da Arena Pantanal, a Federação mato-grossense de Futebol nos acusou antecipadamente que estragaríamos a grama do estádio. Demos todas as garantias, mas não foram suficientes. E olha que a Arena Pantanal foi criada para ser uma Arena Multiuso, não só um palco de estádio futebolístico, aliás como funcionam todas as arenas no Brasil inteiro.

Tentamos outros lugares como a Orla do Porto, mas não teria estrutura e poderia comprometer a segurança de um evento tão grande. Pensamos ainda no Sesi Papa, mas o acesso ficaria muito complicado, a mobilidade urbana praticamente não teria, além da falta de estacionamento, segurança. E já a Acrimat, sendo a última opção, estaria em obras e não pode receber nenhum evento.

Agora, soube pelo secretário de Comunicação, Júnior leite, que o secretário de Cultura e Esporte do Estado, deputado Allan Kardec, solicitou que eu falasse com o governador Mauro Mendes, ou com o presidente da Federação de Futebol, mais uma vez. Mas estou em Brasília, atrás de recursos para não deixar fechar a Santa Casa, não posso deixar a Santa Casa de Misericórdia fechar as portas e exatamente, é na saúde de Cuiabá, que estou investindo todo meu tempo e todas as minhas energias.

Se for para criarmos uma polêmica, uma celeuma com alguém, ou com alguma instituição, que seja por motivos prioritários, como por exemplo, a nossa Santa Casa, o nosso Hospital Municipal e pronto Socorro de Cuiabá, ou os R$ 82 milhões que o Governo do Estado até hoje não repassou para a Saúde da nossa Capital.

Vamos comemorar os 300 Anos da nossa linda cidade com muitas entregas, com muitos lançamentos, como o prque da família, CMes, mais de 2 mil títulos definitivos de propriedade, dezenas de quilômetros de ruas asfaltadas em todas as regiões, dos bairros mais carentes de Cuiabá, cinco PSFs, 90 leitos de enfermarias, Estação Ipiranga além de tantas obras e lançamentos que vão marcar, ações que melhorem diretamente a vida das pessoas na nossa cidade. Como podem ver, apesar das dificuldades, temos motivos de sobra para comemorar. Como sempre digo, bora pra frente, volto agora para uma reunião com o minsitro da Saúde e a bancada federal, agora, desta vez, espro voltar com grandes not´ciias para a minha amada Cuiabá. Um grande abraço a todos."  




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: