• Cuiabá, 23 de Novembro - 2025 00:00:00

Deputado pede abertura da caixa-preta da Santa Casa de Cuiabá


Da Redação

O deputado estadual João José de Matos (MDB), o Dr. João, quer a abertura da “caixa-preta” da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. A pontuação ocorreu durante discurso em audiência pública na câmara municipal, na segunda-feira (18).

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, o parlamentar afirmou que a instituição de 200 anos de história tem que parar de “viver com migalhas”, colocar os salários em dia e retomar de imediato o atendimento à população.

“Os profissionais estão há seis meses sem receber. A gestão da Santa Casa foi péssima, tem que fazer uma auditoria e abrir a caixa-preta”, afirmou o parlamentar, cobrando mais transparência e uma solução para o impasse que paralisou o atendimento à população. “A Santa Casa não pode viver de migalhas, ela tem que ter uma gestão eficiente”, completou.

A direção da Santa Casa alega que a prefeitura de Cuiabá deixou de repassar R$ 3,6 milhões ao filantrópico, prejudicando o pagamento dos funcionários e médicos. Por outro lado, a prefeitura diz que seria de responsabilidade da Santa Casa uma dívida de R$ 24 milhões com o município. 

Prefeito Emanuel Pinheiro acentuou ainda que só faria o repasse de mais recursos à Santa Casa se for assegurada garantia de que a diretoria da Santa Casa honre com o pagamento de quatro folhas e 13º em atraso dos profissionais da saúde no hospital. 

O deputado, por sua vez, cobrou a retomada imediata no atendimento à população pela importância histórica da Santa Casa. Ele disse, ainda, que é preciso que haja um consenso em relação aos recursos devidos para assegurar a continuidade dos serviços prestados pela instituição.

“Tem que chamar o Ministério Público, a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa, a Secretaria de Saúde do Município, e também chamar o Estado, porque a Santa Casa não é só de Cuiabá, ela também é dos 141 municípios”, declarou.

 

Com Assessoria 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: