Da Redação - FocoCidade
Deputado estadual Wilson Santos (PSDB) apresentou requerimento para abertura de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para tratar sobre as sonegações e renúncias fiscais. Ao lembrar que já foram realizadas duas CPIs no Poder, o tucano critica órgãos como o Ministério Público por, segundo ele, "não apresentarem resultados" sobre os relatórios do Legislativo.
Em 2017, por exemplo, CPI da Renúncia Fiscal e sonegação fiscal apontou prejuízo de R$ 1,7 bilhão aos cofres públicos. Em tempo, o governador Mauro Mendes (DEM) assinala revisão sobre a política de incentivos fiscais e redução de 15% sobre o rol de beneficiados.
“Já foram feitas duas CPIs sobre esse tema, uma em 2014 e 2016, e precisamos aprofundar. Ainda existem grandes produtores que sonegam. Nós precisamos de oito assinaturas. Está proposta a CPI”, disse. Um dos focos da investigação, segundo o deputado, será ouvir os órgãos de controle.
“A CPI de 2014, que já completou quatro anos e um mês, encaminhou todos os resultados desse trabalho. A Assembleia nunca recebeu, por parte desse órgãos de controle, nenhuma satisfação. A CPI de 2016 encaminhou (os resultados) também aos mesmos órgãos de controle. Eu quero saber o que está acontecendo. Eles serão os primeiros que nós vamos convidar para comparecerem à Assembleia Legislativa e prestar contas”, afirmou.
Renúncia Fiscal
Entende-se a renúncia fiscal como a parte dos tributos devida pelos contribuintes pessoas físicas e jurídicas (empresas e organizações) que o Estado declina arrecadar.
Os constituintes que elaboraram a Constituição Federal de 1988, já se preocupavam com as questões relativas à concessão de incentivos ficais.
No texto constitucional especifica que a renúncia de receitas será objeto da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da Administração Pública (caput do art. 70) a ser exercida pelas Cortes de Contas em auxílio ao Poder Legislativo (caput do art. 71 c/c art. 75).
A exigência da estrita legalidade na concessão de renúncia fiscal foi fixada no § 6º do art. 150: “Qualquer subsídio ou isenção, redução de base de cálculo, concessão de crédito presumido, anistia ou remissão, relativos a impostos, taxas ou contribuições, só poderá ser concedido mediante lei específica, federal, estadual ou municipal, que regule exclusivamente as matérias acima enumeradas ou o correspondente tributo ou contribuição, sem prejuízo do disposto no art. 155, § 2.º, XII, g”.
Incentivos Fiscais
A concessão de incentivos fiscais estaduais fundamenta-se na seguinte legislação:
a) Constituição Federal de 1988 (arts. 70, 150, II e § 6°, 151, I, 155, § 2°, XI, g, e 165, § 6°);
b) Código Tributário Nacional (arts. 156 e 175);
c) Lei Complementar Federal n° 24, de 7 de janeiro de 1975;
d) Lei Complementar Federal n° 87, de 13 de setembro de 1996;
e) Lei Complementar Federal n° 101, de 04 de maio de 2000 (arts. 11 e 14);
f) Lei Estadual n° 7.958, de 25 de setembro de 2003;
g) Decreto Estadual n° 1.432/2003;
h) Diversas normas estaduais relacionadas no Anexo A deste relatório Síntese da Legislação;
Por conseguinte, os incentivos fiscais têm amparo legal, têm como propósito promover o suporte financeiro necessário à realização de programas, projetos e atividades de interesse da sociedade, destinados à promoção do desenvolvimento socioeconômico nas diferentes regiões, e ainda, o desenvolvimento de segmentos econômicos estratégicos, considerando as potencialidades regionais.
A redução da arrecadação tributária, em decorrência dos diferentes tipos de benefícios tributários, não pode ser confundida com as modalidades conhecidas de perdas de receita tais como: elisão, sonegação, transferências constitucionais, ineficiência da administração tributária e outros.
Com Assessoria


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