• Cuiabá, 12 de Setembro - 2025 00:00:00

Servidores avaliam na 6ª feira proposta do Governo sobre pagamento de salário e 13º


Da Redação - FocoCidade

A proposta de pagamento da folha de dezembro dos servidores públicos e ainda o 13º salário será analisada pelo Fórum Sindical na sexta-feira (11), em assembleia geral extraordinária. O assunto foi preliminarmente debatido entre representantes de sindicatos e o governador Mauro Mendes (DEM) na segunda-feira (7), mas deverá ser ponto de apreciação de servidores.  

Recentemente, o Executivo divulgou cronograma de pagamento, prevendo escalonamento à quitação dos proventos de dezembro até o final deste mês, e ainda o parcelamento do 13º. 

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado (Sisma), Oscarlino Alves, destaca a convocação dos servidores, por meio de nota. 

Confira:  

"Visando debater com a categoria a posição repassada pelo Governo o SISMA convoca a categoria do SUS Estadual para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada nesta sexta-feira, 11 de janeiro, na sede do sindicato em Cuiabá/MT. A primeira convocação será feita às 14h, e a segunda às 14h15min.

De acordo com o presidente do Sindicato, Oscarlino Alves a ação tem por finalidade debater e decidir as medidas que serão tomadas pela categoria da Saúde, já que a equipe de Governo manteve a posição quanto ao escalonamento do 13º dos aniversariantes de novembro e dezembro/2018, bem como o escalonamento no salário do mês de dezembro/2018 e a mudança no cronograma de pagamento do 13º em 2019, quando os servidores deixariam de receber no mês de aniversário, sendo pago em única parcela no mês de dezembro.

Por meio de áudio Oscarlino informou ainda na noite de segunda-feira (07) o resultado nada positivo da reunião que terminou às 22h30 min. Conclamando a categoria para a Assembleia, que dá continuidade ao Estado de Assembleia Permanente instaurado pela categoria em 24 de setembro de 2018.

O sindicalista relatou que no dialogo que teve a participação dos secretários da Secretaria de Estado de Gestão (SEGES), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e da Casa Civil. “Repassamos nossa indignação e insatisfação com a forma que as medidas estão sendo tomadas, e que acabam por penalizar apenas os servidores do Executivo”.

A falta de isonomia entre os servidores públicos também foi citada pelos dirigentes, sendo que a pratica fere a Constituição Estadual. “Os servidores de outros poderes recebem verbas remuneratórias em dias, e os do executivo sempre na pendenga e com luta!”, salientou Alves.

O governador, Mauro Mendes afirmou aos membros do Fórum que Folha de Pagamento está entre as prioridades, porém há outras despesas prioritárias, e que não podem ser retiradas, como FUNDEB e repasses aos municípios.

Medidas para equilíbrio das contas estão sendo tomadas, de acordo com a equipe do Governo, que deu início ao diálogo com os chefes dos poderes, para redução do Duodécimo, e também revisão dos Incentivos Fiscais e ataque a sonegação de impostos.

Outra promessa do Governo, repassada pelo secretário de Fazenda, é não haverá congelamento dos salários, com edição do novo Fethab.

“A equipe do Governo apresentou dados aos membros do Fórum, e diante de todo exposto mantivemos nossa posição da quitação dos salários e 13º, já que o servidor público do Executivo sem sofrendo com endividamento e falta de condições de trabalho. O Governo vem inclusive contrariando a Constituição que informa que o pagamento, quando em atraso, deve ser feito com acréscimo de juros e encargos relativos aos dias de atraso”, relatou.

Oscarlino relatou ainda com tristeza a antecipação das informações pertinentes à reunião ocorrida, antes mesmo do término. 'É triste ver dirigentes soltando notas e informações, sem consentimento do Fórum, e antes do termino do debate', finalizou."




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: