Da Redação - FocoCidade
Um dos principais líderes do Fórum Sindical, Oscarlino Alves, criticou a decisão do Governo do Estado de divulgar cronograma de pagamento de salário e 13º dos servidores - sem antes abrir canal de diálogo direto com o funcionalismo.
Destacou neste sábado (5) que as categorias devem integrar reunião, no início da semana, para avaliação sobre o quadro - não sendo descartada a possibilidade de deflagrar greve no Estado.
"Lamentável, indignante e revoltante", pontuou o líder sindical que é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma). Acentuou que "tudo bem, ele anunciou desde a equipe de transição o problema grave da situação financeira. Só que está pior do que no Governo Pedro Taques, porque atendeu as categorias, fez a reunião. No primeiro ano foi um ano de trégua e a greve só aconteceu no segundo ano, quando ele falou que não iria pagar a RGA. Agora o Mauro trocou os pés pelas mãos nessa linha muito intransigente que ele adotou", disse.
Acrescentou que "as entidades não foram chamadas e o controle dessa situação vai ficar muito difícil".
Considerou ainda que a greve em Mato Grosso, se mantida essa postura do Estado, é de chance real.
Governo
Na sexta-feira, o Executivo divulgou o cronograma de pagamento do salário do funcionalismo referente a dezembro - em escalonamento até o final deste mês - e o parcelamento do pagamento do 13º salário em quatro vezes - até o final de abril.
O Governo também destacou o contexto de grave crise nos cofres públicos, com dívidas que somam aproximadamente R$ 2 bilhões - deixadas pelo Governo Pedro Taques.
O Executivo destaca ainda a piora dessa seara com o não recebimento do FEX (Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações) de aproximadamente R$ 450 milhões.
O governador Mauro Mendes também assinala as medidas adotadas para contenção da crise - como o corte de secretarias - cargos comissionados além de redução de despesas, mas pontua que o equilíbrio das contas públicas só deve ocorrer a médio prazo.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido