• Cuiabá, 13 de Janeiro - 2026 00:00:00

Final do 17° Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente ocorre nesta quinta-feira

  • Em Geral
  • 22/11/2018 08:11:21

Da Assessoria

Mato Grosso foi o único estado do Centro-oeste brasileiro a ter projetos finalistas no 17° Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente. Nesta quinta-feira (22), em Gôiânia, saberemos se um dos três indicados serão premiados.

Conhecido como o Oscar brasileiro na área ambiental, este ano o tema teve o objetivo de alertar sobre a importância da preservação do solo – um dos recursos naturais mais complexos do planeta e indispensável para a vida humana – que vem sendo degradado em todo o mundo: “Solo. A terra que se planta, a vida que se colhe”.

A listagem de todos os projetos finalistas foi divulgada segunda-feira (05/11), pela Comissão Organizadora, e Mato Grosso concorre em três das cinco categorias: elementos naturais, inovação tecnológica e imprensa.   

O estado mato-grossense  saiu na frente dos demais estados do centro-oeste com 13 inscrições. O que garantiu a classificarão de dois projetos nessas três modalidades. O projeto “Água para o Futuro” do Ministério Público  Estadual (MP/MT) concorre em duas categorias, Elementos Naturais: com conservação, manutenção e recuperação de nascentes urbanas.

E, na categoria Inovação Tecnológica, com o aplicativo do mesmo projeto: realidade ampliada. A imprensa mato-grossense também se destacou entre os estados do centro-oeste do Brasil. Na categoria Imprensa, é finalista a Revista Camalote Eco Turismo com a matéria jornalística: “Jalapão – as maravilhas do Tocantins”, de autoria da jornalista Lauristela Guimarães e fotos de Mike Bueno. 

Os objetivos da premiação são de reconhecer expressivos projetos e programas executados por personalidades, entidades, instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, profissionais da imprensa e comunidade acadêmica, em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente. 

Na 17ª edição, o Prêmio ultrapassou pela primeira vez a divisa do Estado de Goiás para fortalecer o desenvolvimento sustentável, alcançando projetos implantados no Distrito Federal e nos estados do Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com o apoio institucional do Crea-DF, do Crea-TO, do Crea-MT e do Crea-MS.

Outra novidade foi que, além das quatro modalidades já existentes – Elementos Naturais, Sociedade Sustentável, Inovação Tecnológica e Imprensa –, neste ano, pesquisas científicas de instituições de ensino, que visam à produção de conhecimento acadêmico por investigações práticas dos processos relacionados à sustentabilidade ambiental, podem ser premiadas na categoria Produção Acadêmica.

Os vencedores de cada uma das cinco modalidades  serão conhecidos durante cerimônia de premiação, que será realizada hoje, em Goiânia. O 17º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente conta com o patrocínio do Confea, da Mútua-GO e do Sicoob Engecred. Veja, abaixo, a lista dos 15 finalistas indicados nas cinco modalidades:

 http://www.creago.org.br/index.php/comunicacao/imprensa/noticias/3126-finalistas-do-17-premio-crea-goias-de-meio-ambiente-sao-divulgados




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: