Da Redação - FocoCidade
No ranking estadual dos 141 municípios mato-grossenses, Itiquira passou da 14ª posição em 2014 para a 100ª em 2017. Segundo o relator das contas anuais de governo do município, conselheiro interino Moises Maciel, a atual gestão deve empreender esforços para melhorar o posicionamento no ranking e garantir a sustentabilidade e o aperfeiçoamento dos resultados alcançados nos indicadores de qualidade de gestão fiscal do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o IGFM-MT/TCE.
Tribunal Pleno emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo de Itiquira, com recomendações ao atual gestor, Humberto Bortolini. Apesar do parecer favorável, o conselheiro relator destacou vários problemas detectados na análise das contas, entre eles a despesa com pessoal do Poder Executivo, no total de 54,08, excedendo o limite máximo previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.
No IGFM, Itiquira alcançou o resultado 0,35, índice inferior à média estadual, de 0,49. Apesar dos indicadores, o conselheiro relator destacou que nas contas anuais não remanesceram irregularidades capazes de comprometer o desequilíbrio das contas públicas. Ressaltou, porém, a necessidade de desenvolvimento e aperfeiçoamento das políticas públicas nas áreas de saúde e educação, que se encontram abaixo das médias nacional, estadual e em relação ao próprio desempenho do município no exercício anterior.
Os demais membros do Tribunal Pleno acompanharam o voto do relator, pela emissão do parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo de Itiquira referentes ao exercício de 2017 pela Câmara Municipal, que irá julgar as contas.
Com informações TCE
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estudo aponta queda da inadimplência e aumento de endividamento
Brasília no radar
Sorteio Nota MT: R$ 100 mil a moradores de Cuiabá e Água Boa
Polícia Civil desarticula facção e ceifa tráfico de drogas em MT
Cloud-only: o futuro das empresas que abandonaram a infraestrutura local
Internet: Operação mira suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
TCE-MT destaca evolução do Programa de Transparência Pública
TJ condena banco a pagar R$ 900 mil por falha em renegociação
Dia do Cliente: Como a Percepção do Consumidor Digital Faz Sua Marca Brilhar
Atuadores pneumáticos em aplicações offshore