Da Redação - FocoCidade
Douglas Silva está desempregado e para sustentar a família faz uns bicos como jardineiro, mas neste domingo, dia das eleições ele usou o seu instrumento de trabalho, um assoprador de sujeira para limpar as ruas lotadas com milhares de santinhos, em que pese o alerta de proibição da Justiça Eleitoral.
“Eu soube da ação quando assisti em uma matéria na TV, então hoje resolvi levantar cedo e ajudar”, conta Douglas que às 6h da manhã já estava em frente da Escola Estadual Presidente Médici, na Avenida dos Trabalhadores em Cuiabá.
A organizadora do movimento “Dia da Limpeza” é a Associação Política Jovem (Apj), que atua em Cuiabá desde 2010 promovendo ações de conscientização política e cívica.
Em Cuiabá o entorno das escolas limpas foram: Presidente Médici, IFMT, Liceu Cuiabano, Rita Caldas, Souza Bandeira, Padre Wanir, Aerolina, Pascoal Moreira Cabral e a Universidade Federal de Mato Grosso.
O presidente da entidade Rafael Rabello destaca que o Dia da Limpeza é realizado há cinco eleições consecutivas, mas neste ano além de Cuiabá, a ação também foi realizada em cidades do interior do Estado entre elas Pontes e Lacerda e Tangará da Serra.
A fisioterapeuta, Fernanda Gonçalves participou pela primeira vez da ação incentivada pela mãe, a servidora pública Sandra Anunciação.
“Resolvi participar da ação, para mostrar a população que eu quero Mudança, e que ela começa por nós, e também para mostrar aos candidatos porcalhões, que eles não são bem vindos. Penso que candidatos que não conseguem respeitar a legislação, antes mesmo de serem eleitos, não merecem ocupar cargo almejado”, relata a fisioterapeuta.
Sandra segue a mesma linha de pensamento da filha.
“Participo primeiramente por ter motivação e coincidência ambiental, além disso acompanho o trabalho da equipe APJ desde 2010, onde eles sempre visam conscientizar as pessoas da importância de zelar pelo nosso meio ambiente”, afirma.
O candidato a Deputado Estadual pelo PV, Faissal Calil, participou do Dia da Limpeza, ele é o presidente fundador da APJ e idealizador da ação. Neste domingo, o pevista limpou a Escola Estadual Ferreira Mendes no bairro Boa Esperança, em Cuiabá.
“O que me causa mais indignação é que vários candidatos novos acabam emporcalhando nossas seções. Várias pessoas novas que falam bonito, mas na hora de agir...fazem errado”, disse.
Todo o lixo recolhido será encaminhado para empresas de reciclagem.
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ
Governo de MT aponta ilegalidade e aciona STF contra decreto de Lula