• Cuiabá, 28 de Agosto - 2025 00:00:00

NOTA DE REPÚDIO CENTRAIS SINDICAIS


Em que pese a candidata ao Senado, Selma Arruda (PSL), assinalar o contexto de "fake news" acerca de vídeo polêmico em que critica servidores públicos do Judiciário, o fato é que a reação daqueles que se sentiram ofendidos, se mantém em ascensão.

Desta vez, centrais de sindicatos pontuam "nota de repúdio" às declarações da candidata.   

Confira: 

"As Centrais Sindicais abaixo nominadas, indignadas com a fala da ex-Juíza e candidata ao senado Selma Arruda, que circulou nas redes sociais na data de ontem, dando como “desidiosos, numerosos e preguiçosos” a todos os servidores públicos, indistintamente, é soberana e imperiosa a necessidade dos representantes dos trabalhadores públicos e privados, se manifestarem e, repudiarem tais afirmações covardes, caluniosas e, sintomáticas de um vergonhoso despreparo que demonstrou durante toda sua curta carreira política.

A ex juíza se esqueceu de dizer, quais áreas “entende” como numerosas e excessivas e com base em que dados faz tal afirmação, já que a realidade do serviço público como um todo, é de déficit em quase todas as carreiras de servidores do estado e prefeituras, que na falta proposital de concursos, os políticos carreiristas inflam os setores públicos com cargos contratados e comissionados, contra os quais silencia a inábil candidata. Tal senso comum e raso de fundamentos, é típico de discursos demagógicos e oportunistas.

Taxar de desidiosos, funcionários que a ela eram hierarquicamente subordinados, demonstra, por que não, o pulso fraco de então juíza de cobrar de seus funcionários compromissos com horário e tarefas fosse verdade o que acusa. 

Como descartamos que tais acusações sejam verdadeiras, pois reconhecemos o compromisso dos servidores do judiciário com a coisa pública, bem como reconhecemos o excesso de processos e feitos e o número reduzido de servidores administrativos, capacitados e treinados para darem conta da demanda, a generalização da fala da candidata colocando todos os servidores de todos os poderes num só “balaio”, é que mais nos inquieta diante de tais afirmações.

Pois antes mesmo de ingressar em cargo político, já faz coro a narrativa de desconstrução da imagem dos servidores públicos, como é prática recorrente do candidato a governador de sua coligação, que há três anos ataca os servidores com o discurso de peso da folha de pagamento e ataque a direitos como RGA dos servidores. A candidata parece ter assumido o discurso do cabeça de chapa de sua coligação, para agradar a alguns setores do agronegócio, que disputam o orçamento do estado, sempre querendo mais renúncia e incentivos fiscais. Aliás, por que a candidata não ataca a alta sonegação do setor do agronegócio? 

Não bastasse a fala contra os servidores, a fala da ex juíza candidata é também de preconceito contra as mulheres, pois segundo ela chegam no serviço para “fazer unhas e olhar horóscopo”. Ora, não bastasse seu candidato a presidente (Bolsonaro) demonstrar traços machistas, a senhora candidata assumir tais discursos contra as mulheres para agradar o eleitorado mais fascista e retrógrado, reduzindo as mulheres apenas a vaidade e não avaliando seus sonhos e ambições pessoais, julgamos como puro oportunismo político. 

Sabedores das mazelas que afetam o serviço público, que não são nem de longe as apontadas pela inoportuna candidata, é que viemos a público repudiar suas afirmações e alertar a todos os trabalhadores, como é importante observar o que discursam os candidatos, e a que senhores servem quando atacam a imagem de todo serviço público de carreira. Vindo de uma ex servidora, é mais grave ainda. 

Defender-se dizendo que é fake news, quando o vídeo que circulou é claro quanto ser a candidata e não haver edições na fala, é subestimar a inteligência de todos. O que foi dito está claro e, é indigno com a responsabilidade dos servidores públicos. A melhor postura, a mais digna, seria um pedido público de desculpas, como sabemos que não o fará, deixaremos nossas assessorias jurídicas a disposição para todos os servidores que se sentirem ofendidos, demandarem contra a ex juíza se assim quiserem. 

É defendendo o total direito de defender os trabalhadores, é que um dia estes realmente poderão se dizer livres!

*CENTRAL DOS SINDICATOS BRASILEIROS**/CSB MT*
Presidente em Exercício Antonio Wagner Oliveira
*CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES**/CUT MT*
Presidente João Dourado
*NOVA CENTRAL SINIDICAL*
Presidente Roney de Lima
*CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL**/CTB MT*
Presidente Cleudes de Souza Ferreira.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: