• Cuiabá, 27 de Agosto - 2025 00:00:00

O ABISMO DA SAÚDE


Após exposição demasiada na mídia sobre a profunda crise que atinge hospitais filantrópicos no Estado, com foco nesse momento sobre o cenário desolador na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá- e risco de fechar as portas - deixando pacientes desesperados sob o abismo da falta de atendimento e paralisação de serviços - o Governo se posiciona.

O Executivo pontua que "o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso Ciro Rodolpho Gonçalves concede entrevista coletiva nessa sexta-feira (24) para informar sobre a proposta de Termo de Conciliação do Governo do Estado em relação à Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá."

Segundo o Portal G1, "uma menina de 4 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (4), em Cuiabá, ao aguardar a realização de um exame na Santa Casa de Misericórdia. Maria Clara dos Santos Silva de Almeida era paciente renal e, segundo a mãe, aguardava desde a quarta-feira (22) para fazer o exame". 

Ainda segundo o Portal G1, "há quase um mês, funcionários de todas as áreas da Santa Casa estão em greve para cobrar o pagamento do salário em dia. O movimento grevista inclui os funcionários administrativos e os enfermeiros do hospital filantrópico".

O Poder público do Estado nega atrasos nos repasses de recursos e destaca esforços para pontuar avanços. Já representantes da instituição consideram atrasos que colocam em xeque a continuidade dos serviços. Um paradoxo que merece esclarecimento e urgente resolução.

E enquanto isso, no jogo de "a culpa não é minha", usuários do SUS, a população - aquela que deve votar nas eleições, padece na falta de compromisso "daqueles que prometeram, prometem, mas não cumprem o previsto na Constitução Federal - e ainda se dizem legalistas".

Em suma, a crise na saúde é um total desrespeito à vida do cidadão.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: