Da Redação - FocoCidade
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente poderá fazer o licenciamento ambiental para pavimentação de dois lotes da BR-242 na região do Araguaia. Em consulta realizada ao Ibama pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o órgão ambiental informa que "não há qualquer critério de enquadramento que atribua ao Ibama a competência para o licenciamento".
Segundo o Dnit, a licença ambiental prévia já havia sido expedida pela Sema, mas o fato foi questionado pelo Ministério Público e o próprio Ibama, que agora reconhece a competência da secretaria estadual.
Ao integrar reunião acerca do assunto, o senador Wellington Fagundes (PR), que debate em Brasília ações para acelerar a pavimentação do trecho entre Querência e o rio Coronel Vanick, num total de 104 quilômetros, em direção a Santiago do Norte, disse que a conclusão dessa rodovia, que corta o Brasil de Leste a Oeste, vai contribuir para o desenvolvimento da região, incrementando a produção agrícola e seu escoamento.
“A pavimentação poderá acrescentar à produção agrícola mais de 4,2 milhões de hectares criando um novo ciclo econômico e social para a região.”
O superintendente do Dnit em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, diz que todos lotes já foram licitados e contratados. Com a nova decisão do Ibama e a emissão do licenciamento ambientais, a empresa vencedora da licitação poderá iniciar a elaboração do projeto executivo e, logo após, a obra de pavimentação.
O assunto foi discutido com o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, numa reunião com o senador Wellington, na terça-feira passada. Segundo o parlamentar, o ministro confirmou a importância da obra e pediu ao diretor de Infraestrutura de Transportes do Dnit, Luiz Antônio Garcia, que acompanhe pessoalmente a questão.
A BR-242 conta com mais de 600 km interligando os municípios de Sorriso, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Paranatinga, Itanhangá, Canarana, Gaúcha do Norte, Querência e Brasnorte.
Hoje, o Dnit está implantando oito pontes de concreto no trecho já pavimentado, num total de R$ 31 milhões em investimentos.
Com Assessoria
![]()

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera