Da Redação - FocoCidade
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), em Cuiabá, registrou uma queda de 2,5% em julho sobre o mês anterior, atingindo 74,1 pontos. A pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada pela Fecomércio-MT, mostrou ainda que a pontuação atual é 1,3% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando atingia 75,3 pontos.
Apesar da queda na pesquisa, o componente que avalia a Situação Atual do Emprego teve aumento de 2,3% na variação mensal e de 2,4% na comparação com julho de 2017, chegando a atingir 119,7 pontos, o que demonstra uma melhora na segurança do empregado em relação ao seu emprego. Mesmo assim, ainda está longe do ideal e do teto da pesquisa, que é 200 pontos.
Intenção de Consumo diminui em todas as faixas de renda
A queda mensal na intenção de consumo também foi observada nas famílias com renda de até 10 salários mínimos (-2,5%) e nas famílias com renda superior a 10 salários mínimos (-2,2%). Na variação anual da pesquisa, o resultado também foi negativo, de -0,7% e -7,5%, respectivamente. Com isso, todas as faixas de renda ocuparam a zona de insatisfação, ou seja, abaixo dos 100 pontos.
O parecer da Fecomércio-MT quanto a retração da pesquisa é reflexo do período fraco para o consumo das famílias. Questão passadas como a paralisação dos caminhoneiros e a desorganização da produção também contribuíram para a desaceleração do consumo. É o que pôde ser observada na pesquisa através do componente Perspectiva de Consumo – que avalia a intenção de consumo para os próximos meses –, que teve a maior retração mensal (-8,2%) e Nível de Consumo Atual (-6,5%).
Comércio revisa expectativa de crescimento
Mesmo considerando os impactos negativos ocorridos no segundo trimestre de 2018, com a crise no abastecimento, e o ritmo de vendas menores para os próximos meses, a CNC e a Fecomércio-MT revisaram a expectativa de crescimento do comércio para este ano de +5,0% para +4,8%.
Com informações Fecomércio

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera