Da Redação - FocoCidade
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), em Cuiabá, registrou uma queda de 2,5% em julho sobre o mês anterior, atingindo 74,1 pontos. A pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada pela Fecomércio-MT, mostrou ainda que a pontuação atual é 1,3% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando atingia 75,3 pontos.
Apesar da queda na pesquisa, o componente que avalia a Situação Atual do Emprego teve aumento de 2,3% na variação mensal e de 2,4% na comparação com julho de 2017, chegando a atingir 119,7 pontos, o que demonstra uma melhora na segurança do empregado em relação ao seu emprego. Mesmo assim, ainda está longe do ideal e do teto da pesquisa, que é 200 pontos.
Intenção de Consumo diminui em todas as faixas de renda
A queda mensal na intenção de consumo também foi observada nas famílias com renda de até 10 salários mínimos (-2,5%) e nas famílias com renda superior a 10 salários mínimos (-2,2%). Na variação anual da pesquisa, o resultado também foi negativo, de -0,7% e -7,5%, respectivamente. Com isso, todas as faixas de renda ocuparam a zona de insatisfação, ou seja, abaixo dos 100 pontos.
O parecer da Fecomércio-MT quanto a retração da pesquisa é reflexo do período fraco para o consumo das famílias. Questão passadas como a paralisação dos caminhoneiros e a desorganização da produção também contribuíram para a desaceleração do consumo. É o que pôde ser observada na pesquisa através do componente Perspectiva de Consumo – que avalia a intenção de consumo para os próximos meses –, que teve a maior retração mensal (-8,2%) e Nível de Consumo Atual (-6,5%).
Comércio revisa expectativa de crescimento
Mesmo considerando os impactos negativos ocorridos no segundo trimestre de 2018, com a crise no abastecimento, e o ritmo de vendas menores para os próximos meses, a CNC e a Fecomércio-MT revisaram a expectativa de crescimento do comércio para este ano de +5,0% para +4,8%.
Com informações Fecomércio
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde
Infraestrutura: Governo confirma R$ 220 mi em obras no Estado
Operação da PC e Vigilância Sanitária interdita clínica de estética
Governo mira pequenas e médias empresas para fechar rombo fiscal
Governo garante gás de graça para 15,5 milhões de famílias
Tribunal do Júri: homem acusado de homicídio é condenado a 12 anos
Tarifaço e seu alerta para o Brasil valorizar sua indústria