Da Redação - FocoCidade
Auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou irregularidades em licitação realizada pela Prefeitura de São José do Rio Claro para construção do Ginásio de Esportes do bairro Jardim Rio Claro, reforma e ampliação da Escola Municipal Pedro Coelho Portilho, além da construção do Lar dos Idosos.
Assim, o TCE determinou a restituição de R$ 79.437,39 aos cofres municipais pela empresa vencedora do certame, a Sanepavi Saneamento e Pavimentação. Além da devolução dos recursos ao erário, dez servidores públicos municipais, entre eles os ex-prefeitos Natanael Casavechia e Massao Paulo Watanabe, foram multados, no total, em 264 UPFs.
A decisão é resultado do julgamento da Representação de Natureza Interna proposta pela Secex de Obras e Serviços de Engenharia do TCE-MT em desfavor da Prefeitura Municipal de São José do Rio Claro, ocorrido em sessão plenária nesta semana. Entre outras irregularidades, a equipe técnica constatou superfaturamento decorrente de sobrepreço no orçamento da estrutura metálica utilizada na quadra poliesportiva, com valor 85,54% acima do praticado no mercado, segundo critérios da tabela Sinapi-MT.
Os membros do colegiado acompanharam voto do relator do processo nº 234265/2015, conselheiro interino Moises Maciel, à exceção da conselheira interina Jaqueline Jacobsen, que alegou suspeição e não votou. De acordo com o entendimento do relator, a responsabilidade da devolução dos recursos cabe apenas à empresa, por meio do seu representante, José Henrique Marimon Stephan.
Pela mesma irregularidade, o engenheiro orçamentista, Alexandre Cesar da Silva Moraes, foi multado em 6 UPFs, porém, "não há nos autos comprovação de que o engenheiro orçamentista tenha se beneficiado financeiramente em virtude do superfaturamento, existindo apenas a comprovação de a empresa ter recebido os valores", revela trecho do voto.
Na individualização das penalidades, de acordo com a responsabilidade sobre as irregularidades, foram multados os seguintes servidores: ex-prefeito Natanael Casavechia (60 UPFs); ex-prefeito Massao Paulo Watanabe (30 UPFs); presidente da Comissão Permanente de Licitação, Sunely Moreira dos Santos (66 UPFs); assessora jurídica Danielli Redivo (42 UPFs); assessor jurídico Mateus de Oliveira Camargo (6 UPFs); assessor jurídico Marcelo Leandro Martins Rosada (06 UPFs); engenheiro orçamentista Alexandre César da Silva Moraes (12 UPFs); engenheiro fiscal Sidiney Jorge Lipori (06 UPFs); engenheira fiscal Isabela Rosa Apone (30 UPFs); e a gestora de Acompanhamento de Fiscalização da Execução Contratual, Josileide Adriana Castão Ribeiro (06 UPFs). (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Falso perfil: Polícia Civil resgata R$ 175 mil de vítima de golpe
Governo anuncia construção de estações do BRT em Cuiabá e VG
Em Lucas do Rio Verde: Operação apreende 30 kg de cocaína
Produção industrial recua 0,2% em julho e acumula efeitos do juro alto
PC confirma prisão de mãe e filho acusados de matar jovem
Mauro Mendes defende equilíbrio fiscal: prioridade de Governo
ALMT e MPF: parceria para Núcleo de Combate à Violência Política de Gênero
PIB cresce 0,4% no segundo trimestre, mostra IBGE
Operação da PC fecha cerco contra acusados de homicídio no interior
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do phishing