
Com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo as instituições que representam as federações, associações e centros espiritas de Mato Grosso promovem, neste sábado (23), a partir das 08h, o segundo o ritual de Lavagem das Escadarias do Rosário e São Benedito, trazendo como tema central “Axé – Salve as Águas”.
A celebração afro propõe unir a cultura e a religiosidade, com a pretensão de exaltar referências africanas mato-grossenses, com a participação de religiões de matrizes africanas e com as comunidades quilombolas. A comissão de organização acredita dobrar o público em relação ao ano anterior, com a vinda de caravanas do Rio de Janeiro, Salvador, Campo Grande, Maranhão e do interior do estado, de municípios como Rondonópolis, Cáceres, Várzea Grande, Poconé entre outros.
A cerimônia será marcada por fogos de artifício embalados por cânticos sagrados, perfumado por flores, águas de cheiros e demais adereços. “Este ano, a energização da água da lavagem que vai na ‘quartinha’ (recipiente utilizado pelas mães de santo) fará uma referência às mulheres. Acreditamos superar a expectativa do público com a beleza do nosso ritual e ainda teremos algumas surpresas”, conta Onilce Santana, presidente da Associação da Umbanda de Mato Grosso – Assumat.
De acordo com a organização, personalidades ilustres do movimento negro farão parte da festa, como o senhor Antônio Mulato, o mais antigo remanescente quilombola da comunidade de Mata Cavalo e o representante do Ministério da Cultura, o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira.
O evento também consolida a solidariedade, o respeito às diferenças, o combate ao racismo e a discriminação, tornando-o um ritual responsável pela união entre diferentes crenças religiosas - objetivando a paz entre todos os povos.
Fazem parte da Comissão: Associação da Umbanda de mato Grosso – Assumat – Presidente Mãe Onilce Santana; Associação de Cultura Afro de Candomblé e Umbanda Várzea-grandense – Acacuv – Presidente Pai Paulo de Oxumaré; e Grupo Cultural Kuntakité – Presidente Lindisey Catarina de Sá. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM apreende 353 tabletes de maconha em VG
Balanço do 1º semestre: PC identifica 100% dos autores de feminicídios
MT: Governo e multinacionais anunciam mais três usinas de etanol
TJ crava: falta de energia em casa com criança gera indenização
Aumenta intenção de consumo pelo 2º mês consecutivo, aponta estudo
Créditos de ICMS do agronegócio em Mato Grosso
CPI das Obras em Cáceres pode ser anulada
Os bastidores maquiavélicos da política
MP cita crime de apropriação indébita e denuncia advogada em MT
AL alerta: audiências irão debater feminicídio em cidades-polo