Oscar D'Ambrosio
A discussão sobre os limites entre razão e loucura talvez tenha encontrado seu ápice literário na célebre obra ‘O Alienista’, de Machado de Assis. De lá para cá, muito foi repetido e transformado das mais diversas formas. Quando a questão e levada para as artes visuais, Arthur Bispo do Rosário sempre é uma referência, com diversas interpretações.
O documentário ‘A Loucura Entre Nós’, dirigido por Fernanda Vareille, consegue tratar esses dois aspectos (fronteiras entre razão/loucura; e entre a arte daqueles considerados normais/e dos chamados loucos) com refinamento e sem deixar de mostrar a onipresença da dor e do sofrimento em cada indivíduo nessa caminhada.
Filmado durante três anos no Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, em Salvador, BA, e baseado livremente no livro homônimo escrito pelo médico psiquiatra Marcelo Veras, o documentário também mostra o trabalho da ONG Criamundo, com atividades que eram ali dentro realizadas.
O resultado cativa. Um dos motivos é Leonor. Sua produção plástica merece um olhar atento. Ela diz sofrer de transtorno bipolar e é mostrada tanto em depressivos momentos de densa reflexão sobre a existência como de perturbadora euforia. A triste informação de que cometeu suicídio, nesse panorama, infelizmente não surpreende, e ganha ainda mais significado quando aliada à imortal força das pinturas e desenhos que produziu.
Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais, doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Cooperativismo de crédito: um modelo que transforma comunidades
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular