Da Redação - FocoCidade
O Ministério Público Estadual recomendou à assessoria pedagógica da Secretaria Estadual de Educação em Porto Alegre do Norte, a instalação de uma sala anexa à Escola Estadual Antônia Leão na Escola Municipal Tancredo Neves, localizada na Vila Buriti, comunidade rural do Município de Confresa, para o ensino médio, bem como para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A ação ocorre por meio da Promotoria de Justiça de Porto Alegre do Norte. Conforme o MPE, houve negativa da assessoria pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Confresa, em manter, na Escola Municipal Tancredo Neves, a sala anexa, para dar continuidade às atividades escolares do ensino médio e do EJA.
“A Assessoria Pedagógica da Seduc, em Confresa, foi arbitrária e unilateral, sem que houvesse processo transparente, assim como não houve a oitiva da comunidade escolar, em clara violação ao disposto no art. 28, parágrafo único, da Lei n. 9.394/96, que assim determina: o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas será precedido de manifestação do órgão normativo do respectivo sistema de ensino, que considerará a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, a análise do diagnóstico do impacto da ação e a manifestação da comunidade escolar”, destaca o promotor de Justiça, Marcelo Rodrigues Silva. Referida medida teria a finalidade de acelerar o processo de criação da sala anexa à escola estadual de Porto Alegre do Norte, para que se evite maiores transtornos aos alunos.
Desde fevereiro de 2018 os alunos da Vila Buriti, do ensino médio e do EJA não têm aula na Escola Municipal Tancredo Neves, em razão do fechamento da sala anexa. Sem terem o que fazer os estudantes se deslocaram até a escola Antônia Leão, em Porto Alegre do Norte, para participarem das aulas como alunos ouvintes, a fim de não perderem o conteúdo.
Na notificação o MPE recomenda que a “Assessoria Pedagógica da Seduc crie uma sala de aula anexa à Escola Antônia Leão na Escola Tancredo Neves, para que seja dada continuidade às aulas do ensino médio e do EJA, fornecendo o respectivo corpo docente, merenda escolar, coordenadoria e diretoria”. (Com informações MP)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
MP cita crime de apropriação indébita e denuncia advogada em MT
AL alerta: audiências irão debater feminicídio em cidades-polo
TJ manda indenizar consumidor vítima de boleto falso em nome de empresa
Pesquisa: Cuiabá fecha agosto com menor preço da cesta básica
PF deflagra operação em MT contra crimes nas Eleições 2024
Turismo, empregos e renda
Operação Sentinelas da PC derruba facção em MT; 70 mandados
Gás gratuito: programa para baixa renda será lançado semana que vem
Holding Patrimonial: estratégia inteligente para gestão e proteção de bens
Secretaria de Fazenda alerta sobre autorização de notas fiscais eletrônicas