Da Redação - FocoCidade
O prefeito de Bom Jesus do Araguaia, Joel Ferreira, recebeu determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para garantir o imediato acesso do controlador interno da Prefeitura, Eloir Luiz Padilha, ao sistema informatizado do banco de dados da Administração municipal, relativo ao exercício de 2017, bem como aos setores, pessoas e documentos concernentes ao Poder Executivo do município.
Padilha havia recorrido ao TCE para garantir o desempenho de sua função. Ele é servidor público concursado para a atividade.
A decisão, em sede de medida cautelar, foi concedida pela relatora das contas anuais de Bom Jesus, conselheira interina Jaqueline Jacobsen Marques. A decisão foi publicada no Diário Oficial de Contas. Trata-se de uma representação de natureza externa, com pedido de tutela de urgência, formulada pelo controlador interno. Ele narrou que o prefeito Joel Ferreira e assessores estavam cerceando a sua atuação, tendo inclusive aberto Processos Administrativos Disciplinares como forma de intimidação. Padilha chegou a ser demitido, ato anulado por decisão do Poder Judiciário.
A medida cautelar expedida prevê que o gestor suspenda as Portarias nº 218 e º 256/2017 até o final do julgamento do processo. As portarias tratam da instauração dos PAD contra Eloir Luiz Padilha. Também determina que o prefeito se abstenha de instaurar outros Processos Administrativos Disciplinares, se desprovidos de razoabilidade, proporcionalidade, imparcialidade, impessoalidade, como ficou caracterizado nos já mencionados.
O prefeito e o contador do município, Antônio Carlos Lima Luz, receberam prazo de 15 dias para se manifestar no processo. A medida cautelar será submetida aos conselheiros na próxima sessão do Tribunal Pleno, para homologação ou não. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
CB: Operação integrada mira queimada ilegal no Pantanal
TCE lança Setembro Amarelo com foco na valorização da vida
Podemos salvar a Santa Casa
Paguem, por favor..
Cáceres: Governo lança licitação para construir Anel Viário
Justiça manda construtora arrumar defeitos em imóvel residencial
Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás
Operação da PC derruba facção acusada de movimentar R$ 100 mi
É possível trazer tempo como deficiente do INSS para o Regime Próprio?
TCE reforça fiscalização na mineração e Estado arrecada mais R$ 84 mi