• Cuiabá, 02 de Setembro - 2025 00:00:00

Prefeitos de MT reivindicam mais recursos e integram Marcha a Brasília


Da Redação - FocoCidade

Comitiva de prefeitos do Estado, sob a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), apresentará pauta de reivindicações durante a XXI Marcha a  Brasília, entre os dias 21 e 24 de maio. O foco é assegurar partilha mais justa no bolo de distribuição da União, entre outros pontos de debates.

A entidade está intensificando a mobilização dos prefeitos de Mato Grosso para o evento, com a participação de gestores de várias regiões do país. Um dos destaques da programação deste ano será a presença dos candidatos à presidência da República. Eles participarão de um debate em que irão apresentar as suas propostas para os municípios brasileiros. Outro ponto relevante é que este ano a pauta será totalmente voltada ao debate político. Essa iniciativa é mais uma forma de fortalecer o tema do evento: Compromisso com o Brasil.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, está mobilizando os prefeitos para participar do evento, que também vai reunir representantes do governo federal e Congresso Nacional. “É muito importante a participação dos prefeitos na Marcha, pois discutiremos o futuro dos municípios de Mato  Grosso e do Brasil. Vamos debater repasses para as prefeituras, projetos de interesse dos municípios, como os lixões, repasse do ISS, royalties, entre outros temas de grande interesse da comunidade”, assinalou.

A programação inclui debates que irão tratar assuntos relacionados ao desenvolvimento das políticas públicas em várias áreas importantes para a gestão municipal. Não serão apenas os prefeitos que terão espaço no evento. Pelo segundo ano consecutivo, a CNM vai promover dentro da programação principal do evento o Fórum de Vereadores. Na oportunidade, a Confederação vai abordar com os representantes do legislativo municipal a importância da interação deles com o executivo local e o fortalecimento do movimento municipalista. Também está prevista na programação a realização do painel Mulheres Influentes. O espaço foi criado como mais uma forma de proporcionar o diálogo inclusivo.

A programação também vai debater como melhorar as receitas municipais, fontes de financiamento e as reformas necessárias para promover o desenvolvimento dos municípios. Nesse sentido, estarão no centro das discussões temas prioritários como a Reforma Tributária, contribuições, o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e a Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

A Marcha a Brasília é realizada pela Confederação Nacional dos Municípios em parceria com as entidades estaduais. As inscrições podem ser feitas pelo site www.marcha.cnm.org.br (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: