Da Redação - FocoCidade
Pelo menos 30 vetos ameaçam o trancamento de pauta na Assembleia Legislativa, devendo serem postos para votação exclusiva. O alerta é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), que cobrou durante sessão plenária nesta quinta-feira (12), o empenho dos deputados em apreciar os vetos em tramitação no Legislativo estadual.
“Temos 30 vetos dentro da Casa e precisamos dar celeridade nisso, porque é um problema que trava a pauta de votação em qualquer momento”, afirmou.
“Na próxima semana vamos fazer uma pauta exclusiva para votar os vetos”, garantiu o presidente, ao cobrar a compreensão dos demais parlamentares para que compareçam às sessões plenárias de terça, quarta e quinta-feira, dias 17, 18 e 19 da próxima semana, respectivamente.
Desde o ano passado, o presidente da ALMT vem advertindo os deputados para a necessidade de os vetos serem votados. O veto é a discordância do governador com determinado projeto de lei aprovado pela Assembleia. A Constituição determina que ele seja apreciado pelos parlamentares em sessão conjunta, sendo necessária a maioria absoluta dos votos de deputados para a sua rejeição.
O veto não apreciado após 30 dias do seu recebimento é incluído automaticamente na pauta, sobrestando as demais deliberações até que seja ultimada sua votação.
Botelho afirmou que, se necessário, pode até convocar uma sessão extraordinária para a apreciação e votação dos vetos. “Os vetos já estão ultrapassando o prazo e a pauta pode ser sobrestada a qualquer momento”, advertiu o presidente. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro