Da Redação - FocoCidade
Pelo menos 30 vetos ameaçam o trancamento de pauta na Assembleia Legislativa, devendo serem postos para votação exclusiva. O alerta é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), que cobrou durante sessão plenária nesta quinta-feira (12), o empenho dos deputados em apreciar os vetos em tramitação no Legislativo estadual.
“Temos 30 vetos dentro da Casa e precisamos dar celeridade nisso, porque é um problema que trava a pauta de votação em qualquer momento”, afirmou.
“Na próxima semana vamos fazer uma pauta exclusiva para votar os vetos”, garantiu o presidente, ao cobrar a compreensão dos demais parlamentares para que compareçam às sessões plenárias de terça, quarta e quinta-feira, dias 17, 18 e 19 da próxima semana, respectivamente.
Desde o ano passado, o presidente da ALMT vem advertindo os deputados para a necessidade de os vetos serem votados. O veto é a discordância do governador com determinado projeto de lei aprovado pela Assembleia. A Constituição determina que ele seja apreciado pelos parlamentares em sessão conjunta, sendo necessária a maioria absoluta dos votos de deputados para a sua rejeição.
O veto não apreciado após 30 dias do seu recebimento é incluído automaticamente na pauta, sobrestando as demais deliberações até que seja ultimada sua votação.
Botelho afirmou que, se necessário, pode até convocar uma sessão extraordinária para a apreciação e votação dos vetos. “Os vetos já estão ultrapassando o prazo e a pauta pode ser sobrestada a qualquer momento”, advertiu o presidente. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PF prende pessoa suspeita de contrabando em Mato Grosso
VG: após ação do MP, contrato com empresa é anulado
Operação apreende aeronave na batalha contra tráfico de drogas
Nota: Mauro Mendes recebe alta e vai continuar tratamento em casa
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,85%
Governo destaca asfaltamento da MT-206 e investimento de R$ 160 mi
Virginia mostra governador se recuperando: obrigado por mais um milagre
O que estará em jogo no julgamento de Bolsonaro pelo STF
Direito e democracia
O tarifaço dos EUA e seus impactos no agro brasileiro