Denis Silva
A educação adventista ao longo da sua história tem procurado sempre aprimorar a sua proposta pedagógica para poder atender às necessidades gerais de aprendizagens, formando alunos pensantes e criativos, buscando incentivar a transformação de conhecimentos em atitudes, a partir de soluções de problemas relacionados ao cotidiano dos educandos.
Com objetivos educacionais amplos, o currículo promove a excelência acadêmica e contempla os conteúdos necessários para a prática da cidadania responsável, contribuindo para o desenvolvimento equilibrado da vida espiritual, intelectual, física, social, emocional e vocacional dos educandos. Prepara-os para exercer a cidadania de maneira competente e comprometida com a sociedade e com Deus.
Vivemos em um mundo em que pessoas diferentes têm valores diferentes. Qualquer casal pode compartilhar alguns valores e discordar de outros. Às vezes são até contraditórios! Alguns valores, porém, são unânimes: cuidado, responsabilidade, coragem, lealdade, curiosidade, sabedoria e ética. Esses são respeitados pela maioria das pessoas. Até mesmo as culturas tendem a enfatizar alguns valores em relação a outros, por exemplo: os americanos valorizam a interdependência e a individualidade. Os japoneses valorizam a cooperação e a integração. Mas ambos estimam e estimulam a educação.
Pensando no desenvolvimento do indivíduo como um todo, nosso ensino está Fundamentado nas premissas de uma educação cristã, que vai muito além do ensino, pois acreditamos, que a melhor maneira de conciliar todos os valores é recorrer ao Ensino religioso, disciplina que integra a grade curricular de todas as nossas escolas.
A razão primordial do nosso ensino esta pautada em princípios cristãos compartilhando do ensino da Bíblia, por preceitos e por exemplo. Muitos Sistemas de Ensino podem ensinar Português, Matemática, Ciências… mas nem todos ensinam de modo eficaz. Ao matricular o filho em nossa escola os pais sabem que encontraram uma instituição de ensino cristã com valores morais visando promover o ensino espiritual, transmitindo os verdadeiros valores, desenvolvendo e consolidando o caráter.
Quando falamos sobre o Ensino Religioso e sua relevância, a gente fala sobre a formação de princípio e construção de caráter, sobre coisas que promovem o bem-estar, a felicidade do aluno. A matéria contribui para ajudar a desenvolver o olhar mais crítico daquilo que é oferecido e ter a condição de perceber quais são as consequências de cada decisão. A disciplina não se restringe aos que seguem o adventismo. Pelo contrário, ela envolve todos os alunos, independente de religião ou crença. Ela busca mostrar o princípio básico para uma vida melhor. Nesse aspecto, a Bíblia contribui diretamente nas situações do dia a dia.
Acreditamos que com nossa proposta pedagógica eficaz aliada ao ensino religioso baseado em princípios éticos e morais, poderemos contribuir para que nossos educandos sejam cidadãos e cidadãs íntegros, preparados para futuro e comprometidos com o bem-estar da sua Pátria, da sua família e da sua comunidade.
Denis Silva é diretor da escola Adventista, formado em Educação Física e Pedagogia, pós-graduado em Gestão Escolar, Administração, Supervisão e Orientação Educacional. E-mail: diretoria.cavag@adventistas.org.br

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal