Foto: Luiz Alves - Sicom
Dentro de novo planejamento, a prefeitura de Cuiabá entrega nesta segunda-feira (2) a Praça Senhor dos Passos, parte integrante de um conjunto de edificações e área urbanas existentes no centro histórico da Capital.
Com o objetivo de resgatar as tradições históricas e valorizar a cultura e patrimônio da capital, a Prefeitura de Cuiabá está trabalhando um conjunto de atividades que visam melhorar a área pública a nível urbanístico, ambiental e paisagístico.
Contemplada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Cidades Históricas, do Ministério da Cultura, e obedecendo as normativas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (IPHAN), a obra foi executada pelas empresas Archaeo Pesquisas Arqueológicas e a Archaios Engenharia, licitadas em 2013, e supervisionadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
Esta praça, tem 494 m², e é composta pela conjunção de duas vias importantes do centro histórico de Cuiabá, a Rua Voluntários da Pátria e a Tenente Coronel Duarte, que cria um ponto de referência na distribuição do fluxo, principalmente de pedestres. Além disso, a requalificação da praça foi norteada a partir de um marco existente, uma escultura de Jonas Corrêa que retrata a chacina do "Beco do Candeeiro", ocorrida em 1988 onde três adolescentes de 13, 15 e 16 anos, foram mortos há tiros no local.
Segundo a gestão, todos os espaços que passarão pelas intervenções receberão pisos novos, pintura, plantio de palmeiras, acessibilidade, iluminação e aplicação visual que acompanha os trabalhos para a manutenção de 100% do parque arqueológico do centro histórico da Capital.
A obra foi orçada no valor de R$ 153 mil com recurso da Caixa Econômica Federal através do Pac Cidades Históricas, e toda a mão de obra contou com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, que também auxiliou nos trabalhos de limpeza no entorno. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Senado deve votar em março PL do streaming criticado por Wagner Moura
O salário mínimo mudou e minha aposentadoria muda?
Energia solar: TJ condena concessionária por contas elevadas
O ser e o estar: Onde Deus habita!
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira