Da Assessoria
Em reunião nesta segunda-feira (12.03) no Parlamento do Mercosul (Parlasul) em Montevidéu no Uruguai, o deputado federal Ságuas Moraes (PT) e outros 16 parlamentares dos cinco países que compõe o Parlamento, assinaram um manifesto de apoio a indicação do ex-presidente Lula ao Prêmio Nobel da Paz. A indicação de Lula será feita pelo ativista de direitos humanos argentino, Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do prêmio em 1980.
Ságuas destacou que foi unânime a decisão dos parlamentares progressistas que compõe o Parlasul, em apoiar a inciativa de Adolfo Esquivel que anunciou no início deste mês, que indicará o ex-presidente ao Prêmio Internacional, concedido pelo Comitê Nobel da Noruega. De acordo com Ságuas, a indicação de Lula “se justifica por tudo que ele construiu na vida pública do Brasil, com políticas sociais reconhecidas em todo mundo pelo caráter de paz e que reduziram as desigualdades sociais”, disse.
O petista destacou ainda que as contribuições prestadas por Lula ao Brasil e ao mundo precisam ser reconhecidas, ‘principalmente neste momento em que o ex-presidente vem sendo perseguido pela Mídia Brasileira, e por setores do Poder Judiciário e do Ministério Público, que visam impedir sua candidatura a presidência em 2018 e interditá-lo politicamente’.
Indicação
O ativista de direitos humanos, Adolfo Pérez Esquivel, anunciou que apresentará ao Comitê Norueguês, a indicação de Lula para o prêmio Nobel da Paz. O prêmio anual é concedido no segundo semestre a personalidades ou organizações, que se destacam na luta pela promoção da paz.
Em reunião com o ex-presidente Lula em São Paulo, no último dia dois, Esquivel destacou que “a chegada do PT e de Lula à presidência do Brasil marcaram um antes e um depois no país, ao ponto de seu nome converter-se em referência internacional na luta contra a pobreza. Mais de 30 milhões de pessoas foram resgatadas da pobreza extrema, o que reduziu as desigualdades e aumentou o índice de desenvolvimento humano no país”, disse.
Ao defender a proposta que levará ao comitê do Prêmio Nobel, Esquivel destacou que os governos Lula tomaram “medidas cruciais para a paz dos brasileiros e foi um exemplo para o mundo”.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido