• Cuiabá, 19 de Outubro - 00:00:00

Mais uma vez energia elétrica lidera ranking de reclamações do Procon


Da Redação - FocoCidade

O setor "Energia Elétrica" mais uma vez lidera o ranking de reclamações no Procon Estadual. Foram 471 atendimentos. Nessa categoria, de Serviços Essenciais, foram pontuados 952 registros. Água e Esgoto somam 277 e a terceira colocação se atém a Telefonia Celular, com 119 reclamações.  

O Procon registrou 2.491 atendimentos em fevereiro. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.651 registros, enquanto que pelo atendimento online - www.consumidor.gov.br – foram 840 reclamações em Mato Grosso.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor "Assuntos Financeiros" com 272 reclamações, registrando 66 procedimentos para a categoria "Banco Comercial", 56 para "Cartão de Crédito" e 54 para "Outros Contratos".

A área "Produtos" está em terceiro lugar do ranking, com 213 atendimentos: 34 para "Telefone" (Convencional, Celular,Interfone,etc) , 24 para "Eletrônico Importado" e 10 para "Artigo de Cozinha" (Coifa, Exaustor, Panela, Talher, Filtro de Café, Porta-Filtro, Louças, etc).

Já o setor "Serviço Privados", com 160 registros, ocupa a quarta posição, com 28 procedimentos para "Escola" (Pré, 1°,2° Graus e Superior), 18 para "Estabelecimento Comercial" (Supermercado, Loja, Padaria, Locadora,Frutaria,etc) e 15 para "Agências e Operadoras de viagens" (Pacote turístico).

O setor "Saúde" ocupa o quinto lugar do ranking com 26 reclamações, seguindo pela área "Habitação" com 18 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria "Alimentos", com dez reclamações.

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registrados efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. O Procon registrou 840 reclamações em Mato Grosso. A área "Telecomunicações'' lidera o ranking, com 373 registros; em segundo lugar estão ''Serviços Financeiros'', com 268 reclamações; e em terceiro, ''Produtos de Telefonia e Informática'', com 106 registros.

Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 29 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria “Transportes”, com 24 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área “Demais Produtos”, com 18 registros, e o sétimo pela categoria “Demais Serviços”, que teve 13 registros. Em oitavo lugar, com quatro reclamações, está a área “´Saúde” seguida por “Educação” em nono lugar ,que obteve três registros.

As categorias “Alimentos” e “Turismo/viagens” obtiveram uma reclamação registrada, já “Água, energia e gás’’ e “Habitação’’ não tiveram registro no mês de fevereiro na plataforma www.consumidor.gov.br. (Com assessoria)




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