Da Redação - FocoCidade
No mercado competitivo, muitas empresas acabam encerrando suas atividades pouco tempo depois em que ocorre a sucessão do fundador pelos filhos.
Este fato corriqueiro no mundo empresarial só acontece porque ainda há falta de planejamento e de estruturação do processo de transmissão da empresa entre as gerações, na opinião de especialistas.
“O índice de mortalidade das empresas familiares acontece muitas vezes porque não se entende que a sucessão é um processo de longo prazo, e não um fato. Toda empresa precisa pensar na sucessão de forma permanente, não é apenas a escolha pura e simples do sucessor”, explicar o professor da Fundação Dom Cabral, Adriano Salvi.
O professor pondera que durante o processo de sucessão familiar é fundamental o desenvolvimento das gerações futuras, assim como o vislumbramento de como será o futuro do fundador da empresa, após este ser sucedido.
Para Salvi é fundamental ter um alinhamento de expectativas entre o fundador (es) da empresa e os sucessores, de forma que ambos concordem com o processo de sucessão e estejam alinhados para garantir a perenidade da empresa.
“Neste sentido o desenvolvimento e preparação dos sucessores deve ser pautada sob o aspecto da liderança. Os sucessores devem aprender a serem líderes, para dar continuidade ao empreendimento de forma eficaz”, destaca Salvi.
Para que o processo de sucessão familiar seja desenvolvido com êxito, a contratação de uma consultoria é fundamental para que os processos de transição sejam assimilados e garantidos.
“Ao oferecermos a consultoria de sucessão familiar demonstramos aos fundadores e potenciais sucessores todos os aspectos que precisam ser elencados e garantidos para que a transição não seja um processo traumático, e sim garantidor de bons resultados com a continuidade do empreendimento”, explica Lorena Lacerda, que é diretora-geral do Grupo Valure, associado à Fundação Dom Cabral, em Mato Grosso, e que possui, entre outras áreas de atuação, know-how em sucessão familiar. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Consignado de aposentada: TJ manda converter para empréstimo
Interior: PM confirma prisão de homem por violência doméstica
MP: Justiça barra consignados e determina restrições a empresas
A Revolução do Inútil
Governo paga servidores e injeta R$ 1,4 bi na economia
Mercado reduz previsão da inflação para 4,33% este ano
Educar também é celebrar o caminho percorrido
A ceia que cuida, o brinde que respeita e a vida que merece ser celebrada
Verão, família e um brinde arriscado para quem luta contra a dependência
Indea destaca: MT fecha 2025 com 31,6 milhões de bovinos