Oscar D'Ambrosio
A educação vem se tornando um desafio cada vez maior para todos. A sociedade precisa de profissionais cada vez mais qualificados, tanto em termos de conhecimento tecnológico como de valores humanos. Os indivíduos, por sua vez, necessitam ter um número cada vez maior e melhor qualificado de experiências para poder tomar melhores decisões.
Enfrentar a vida significa, em boa parte, fazer escolhas constantemente. Entre cada pessoa e a sociedade está a escola, desde o ensino básico ao superior. Participar de uma instituição de ensino, em qualquer nível e função, é, nesse sentido, ter a oportunidade e a responsabilidade de contribuir para a formação de indivíduos.
E isso demanda o desenvolvimento pessoal de numerosas habilidades, aperfeiçoadas ao longo do tempo. É essencial desenvolver o lado emocional e a capacidade de avaliar situações diversas e adversas. Nesse processo, ser criativo e surpreendente é essencial. Para isso, torna-se indispensável entender a diversidade como potencial de êxito coletivo.
Atuar como educador significa, portanto, construir pontes entre as pessoas e a sociedade, pois de pouco adiantam indivíduos geniais que não respeitem o todo; ou uma coletividade aparentemente bem-sucedida que não tenha olhar para cada pessoa. Educar é isso: erguer sólidas pontes feitas com delicadas pétalas de flores.
Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, onde atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade