Elvis Klauk Jr
O ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, dizia: “a paz não é a ausência de conflito, mas a habilidade de gerenciar os conflitos por meios pacíficos”. Ou seja, é necessário que as partes envolvidas, seja em que conflito for, procurem sempre o meio adequado para sua gestão.
Todos os dias, realizamos diversas negociações, seja com a esposa, filhos, amigos... no ambiente de trabalho, no condomínio... Enfim, negociamos não só para chegar a um acordo, mas também para conseguir o que queremos.
Dialogamos por que entendemos que é a forma mais eficiente de se chegar a um resultado positivo onde todas as partes saiam beneficiadas e em Paz.
A busca por um acordo deve pautar as relações, sobretudo nos conflitos mais complexos como em disputas societárias, guerras, na política e no campo. Temos de deixar de lado a ideia de que um precisa perder para o outro ganhar. Saber exatamente o que se quer é fundamental para a solução de um conflito sem desgastes mais sérios.
A negociação é, portanto, um exercício de influência sobre o outro a fim de uma solução amistosa. Por isso, é preciso saber o que se quer e porquê se quer alguma coisa. Para alcançar bons resultados faça essa indagação quantas vezes forem necessárias. Quanto mais profunda for a investigação, maior será a probabilidade de soluções amigáveis. Encarar o jogo como uma oportunidade de solução colaborativa, em que ambos os lados ganham, é a melhor saída.
Mato Grosso vem avançando muito na mentalidade da Paz através de meios pacíficos de gerenciamento de conflitos. Recentemente, atendendo a um requerimento da Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça determinou que uma equipe de mediadores atuem num emblemático conflito agrário no município de Comodoro-MT onde há sete anos 500 famílias de trabalhadores rurais lutam para permanecer em terras de uma massa falida empresarial para evitar a cultura da violência e o derramamento de sangue.
Essa atitude dos poderes institucionais nos enche de esperança. Mostra amadurecimento na condução de conflitos e pode servir de modelo para as mais diversas situações.
Elvis Klauk Jr é advogado e presidente da Câmara Setorial Temática de Mediação de Conflitos Agrários, da AL/MT.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800