• Cuiabá, 25 de Agosto - 2025 00:00:00

Sema responde à operação da PF e diz que fiscalização cresceu 214%


Da Redação - FocoCidade

Em resposta à Operação Floresta Virtual, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (3), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio de nota, ressalta que "tem agido de forma criteriosa na fiscalização ambiental no estado, bem como na execução adequada dos manejos florestais".

Acentuou que "a exemplo disso é o aumento de áreas fiscalizadas em 2016, que cresceu 214% em relação ao mesmo período de 2015".

A Operação Floresta Virtual visa reprimir a atuação de empresários do setor madeireiro e engenheiros florestais que estão fraudando os sistemas de controle e movimentação de produtos florestais SISFLORA/MT, SISFLORA/PA e Sistema-DOF.

A partir do monitoramento dos sistemas de controle florestal, foi identificado que os investigados causaram prejuízos ambientais estimados em mais de R$ 1 bilhão. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 20 endereços situados nos municípios de Cuiabá, Itaúba, Nova Monte Verde, Santa Carmem e Sinop, todos em Mato Grosso. A ação ocorre em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A investigação aponta o esquentamento de produtos florestais extraídos ilegalmente de áreas especialmente protegidas, como áreas de preservação permanente, unidades de conservação e terras indígenas.

Confira a nota da Sema na íntegra:

 

"Referente à ‘Operação Floresta Virtual’, deflagrada nesta terça-feira (03.10), pela Polícia Federal em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) esclarece que:

 

1.            Tem agido de forma criteriosa na fiscalização ambiental no estado, bem como na execução adequada dos manejos florestais, a exemplo disso é o aumento de áreas fiscalizadas em 2016, que cresceu 214% em relação ao mesmo período de 2015. Ao todo, foram 193 áreas em 9 mil hectares vistoriados por desmatamento ilegal, frente a 61 áreas em 6 mil hectares em 2015.

2.            Importante destacar que, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro e a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema, Mauren Lazzaretti, se reuniram com a presidente do Ibama, Suely Araújo, no dia 19 de setembro, em Brasília, para solicitar os relatórios  de fiscalização decorrentes de todas as autuações que desconsideraram o estoque contido no SISFLORA por não ser apresentada cadeia de custódia, com o intuito de dar sequência nos demais atos sancionatórios, como suspender autorizações emitidas e bloquear o Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais (CC-Sema) para evitar prejuízos ao meio ambiente.

3.            A Secretaria de Estado de Meio Ambiente está sempre disposta a atuar em parceria com os demais órgãos de controle e adotará todas as medidas cabíveis e pertinentes ao estado para cessar a continuidade desses crimes ambientais."




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: