Agência Câmara
Os deputados discutem neste momento requerimento que permite o início da votação das mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) nesta quarta-feira. A intenção é eliminar o prazo exigido entre a votação na comissão e no Plenário.
O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) lembrou que o Congresso precisa decidir até outubro sobre o tema para que as regras entrem em vigor no ano que vem, o que justifica acelerar a tramitação da proposta. “Em que pese as diferenças, as divergências, precisamos iniciar esse processo de votação ainda hoje”, disse.
O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) criticou a manobra. “Somos contra essa celeridade absurda, evitando que haja o mínimo de digestão e conhecimento por parte da população sobre o que se produz aqui”, disse.
A proposta teve a votação finalizada nesta terça-feira (15) na comissão especial. Os principais pontos são a criação de um fundo que vai receber cerca de R$ 3,6 bilhões de recursos orçamentários para pagar as despesas das campanhas.
"Distritão"
A proposta também muda a forma de eleição de deputados (estaduais, federais e distritais) e vereadores. Em 2018 e 2022, o modelo será o chamado “distritão”: os mais votados serão considerados eleitos, como já ocorre para senadores e para os cargos do Poder Executivo.
A partir de 2022, os representantes das assembleias e câmaras serão eleitos pelo sistema distrital misto. Nesse modelo, o eleitor vota duas vezes: em um candidato e em um partido. Metade dos representantes eleitos serão os mais votados no distrito e os demais serão escolhidos por uma lista preordenada pelos partidos políticos.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal