Agência Câmara
Os deputados discutem neste momento requerimento que permite o início da votação das mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) nesta quarta-feira. A intenção é eliminar o prazo exigido entre a votação na comissão e no Plenário.
O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) lembrou que o Congresso precisa decidir até outubro sobre o tema para que as regras entrem em vigor no ano que vem, o que justifica acelerar a tramitação da proposta. “Em que pese as diferenças, as divergências, precisamos iniciar esse processo de votação ainda hoje”, disse.
O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) criticou a manobra. “Somos contra essa celeridade absurda, evitando que haja o mínimo de digestão e conhecimento por parte da população sobre o que se produz aqui”, disse.
A proposta teve a votação finalizada nesta terça-feira (15) na comissão especial. Os principais pontos são a criação de um fundo que vai receber cerca de R$ 3,6 bilhões de recursos orçamentários para pagar as despesas das campanhas.
"Distritão"
A proposta também muda a forma de eleição de deputados (estaduais, federais e distritais) e vereadores. Em 2018 e 2022, o modelo será o chamado “distritão”: os mais votados serão considerados eleitos, como já ocorre para senadores e para os cargos do Poder Executivo.
A partir de 2022, os representantes das assembleias e câmaras serão eleitos pelo sistema distrital misto. Nesse modelo, o eleitor vota duas vezes: em um candidato e em um partido. Metade dos representantes eleitos serão os mais votados no distrito e os demais serão escolhidos por uma lista preordenada pelos partidos políticos.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação Mendacium da PF derruba esquema de fraudes bancárias
PL 4588: o escudo legal do agronegócio
TJ manda plano de saúde pagar cirurgia urgente de criança
Como os Algoritmos Estão Lendo Seus Pensamentos?
Cooperativismo de crédito: um modelo que transforma comunidades
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC