Onofre Ribeiro
Nesses dias escrevi três artigos anteriores a este mencionando uma certa influência espiritual no planejamento que rege as atuais transformações da humanidade. Citei minha dedicação a esses estudos que vem há mais de 40 anos. Estou convencido de que somos de certo modo manobrados por influências fora do nosso controle racional. Claro que o leitor pode me achar meio doido. E perguntar: onde esse cara foi arranjar esse tipo de conversa? Não tiro a sua razão.
Mas gostaria de resgatar minha primeira influência nesse assunto. Em 1973 caiu-me nas mãos um livro chamado “O Despertar dos Mágicos – uma introdução ao realismo fantástico”. Escrito por dois sociólogos. Um francês, Jacques Bergier, e um norteamericano, Louis Pawells. O seu conteúdo abrange temas tão diversos como a alquimia, sociedades secretas, civilizações perdidas, o estranho, as religiões e as ciências ocultas ou esotéricas, com base em provas antigas (como o Mar Morto), livros de pesquisa de autores reconhecidos ou não, revistas e livros sobre ficção científica ou literatura de fantasia. Quem se interessar vai encontrá-lo em PDF no Google.
Busquei por inúmeras outras fontes e mais recentemente tenho me pautado por tendências da política, da economia atuais, das mudanças sociais no mundo inteiro, e até mesmo por alguns indícios chamados de profecias. Mas nem precisava delas. A realidade atual é tão massacrante que dispensa outras fontes de informação sobre esse realismo fantástico que nos atinge.
Sugiro a quem se interesse pelo tema, que assista o filme “A Máquina do Tempo”, e nela preste atenção na fase final, onde se vê a civilização humana no futuro. Perfeitamente plausível! O filme inspirou-se no conhecido livro do escritor inglês H.G.Wells, de 1895.
Fundamentalmente estamos no meio de uma travessia que nos levará a um inevitável humanismo que perdemos lá pelo século 19, a partir da chamada Revolução Industrial. A construção do capital moderno massacrou o humanismo secular. Ele está no processo de parto nestes anos em que estamos vivendo. Voltarei ao assunto.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso