Wilson Pires
A Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande - ACIVAG, fundada por Renato dos Santos e outros sete comerciantes em 14 de junho de 1985, é uma entidade que galgou muita credibilidade e ganhou força, conquistando metas e alcançando os objetivos, na área comercial e industrial na segunda maior cidade do Estado de Mato Grosso.
Versides Sebastião de Moraes presidiu a reunião de fundação da entidade, que foi secretariada por Moacir da Silva Amado e testemunhada por Renato José dos Santos, Armando José Dal Pizzolo, Adib Baracat, Antonio Gomes (representando a Casa Buri), Francisco Freire da Silva e José Buzelle, como assessor jurídico.
Foram estes, os fundadores da entidade, que promoveram novas assembleias e elegeram presidente o sócio Renato José dos Santos, que, já em 1986, idealizou a construção de um edifício, que além de servir de sede da ACIVAG, destinasse também a outras finalidades e cunho empresarial e sócio-administrativo.
Coube a Santa Cruz Empreendimentos Imobiliários projetar o edifício de doze andares, que foi construído com apoio de grandes números de empresários da cidade industrial, sendo lançado com o nome de “Centro Empresarial de Várzea Grande”.
Renato dos Santos esteve à frente da Acivag até 1987, sendo eleito como novo presidente o empresário Danilo Berndt, que após um ano de construção inaugurou o edifício.
A inauguração foi um importante acontecimento prestigiado, em 15 de julho de 1988, com a presença do governador Carlos Bezerra, parlamentares, do Congresso Nacional e Assembléia Legislativa de MT, secretários de Estado, prefeito Jaime Campos, vereadores, empresários, as mais importantes mulheres da sociedade local e a essência dos homens de negócio da Grande Cuiabá.
Foram prestadas homenagens aos homens e mulheres que incentivaram e lutaram pelo desenvolvimento do comércio varzeagrandense em décadas passadas como o senhor Júlio Domingos de Campos e Dona Rita de Oliveira Monteiro.
Usando da palavra na solenidade de inauguração o historiador Ubaldo Monteiro disse que o Centro Empresarial de Várzea Grande, sediado na Avenida Castelo Branco, era sem dúvida um ponto de atração de homens de negócios e turistas. “A Acivag – Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande, ocupando o primeiro andar do edifício, já não é mais aquela do ano da fundação, tendo crescido rapidamente de acordo com o desenvolvimento da cidade”, finalizou o historiador.
Durante seus 31 anos de fundação, foram presidentes: Renato José dos Santos (1985), Danilo Bernadt (1986/1990), Flávia Ana Gazzoni (1991/1992), José Nesello (1993/1994), Mohamad Rahim Farhat (1995/1996), Antonio Domingos (1997/1998), David Roberto Massignan (1999/2000), Carlos Célio da Silva (2001/2002), José Fernando Chaparro (2006/2008), Adauton Cesar “Tuim” de Almeida (Julho de 2009 a Julho de 2010 provisório – interdição) e Adauton Cesar “Tuim” de Almeida eleito em 2010 é reeleito até os dias de hoje.
Wilson Pires de Andrade é jornalista profissional em Mato Grosso.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso