Da Redação - FocoCidade
Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou nova proposta de ementa com o propósito de uniformizar o entendimento sobre a não incidência de contribuições previdenciárias sobre verbas indenizatórias (VIs).
Conforme a nova redação, as parcelas pagas a agentes públicos consideradas de natureza indenizatória não compõem a base de cálculo para incidência de contribuições previdenciárias ao Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, tendo em vista que não integram ou se incorporam à remuneração desses agentes.
De acordo com o entendimento da Comissão Permanente de Uniformização de Jurisprudência e também do Ministério Público de Contas, a ementa foi formulada pela Consultoria Técnica "sem prejuízo desta Corte de Contas dar novas interpretações em relação a matéria tributária previdenciária tratada nesta Consulta, nos casos concretos, a fim de harmonizar com posicionamentos sedimentados pelo Poder Judiciário a respeito dessa matéria".
O Processo nº 209872/2016, de relatoria do conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, é resultado de uma consulta – reexame de prejulgado, no caso o Acórdão nº 925/2007, que também não incluía a verba indenizatória na contribuição previdenciária, mas previa uma exceção caso houvesse interesse do servidor, para um possível aumento de proventos na aposentadoria. O voto do relator foi seguido pelos demais membros do colegiado. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso