Da redação - Foco Cidade
Os deputados estaduais Dr. Leonardo e Guilherme Maluf, ambos médicos, vão ocupar a presidência e vice-presidência, respectivamente, da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social.
Além dos deputados eleitos, participaram da reunião de instalação e posse outros dois membros efetivos, os deputados professor Adriano (PSB) e professor Allan Kardec (PT). Compõe ainda o quadro de efetivos o deputado Sebastião Rezende (PSC).
Os membros da mesa refletiram sobre a importância da comissão e os desafios de avaliarem e proporem projetos que contribuam para o engrandecimento da saúde, da previdência social e da assistência social em Mato Grosso. A previdência, especialmente, recebeu destaque na reunião, por estar em pauta no debate proposto nacionalmente.
O deputado Allan Kardec, se referindo à região onde mora (Coxipó, em Cuiabá) e registrando sua formação como educador físico, pontuou as dificuldades financeiras da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso; as demandas de investimento do Centro Integrado de Apoio Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho; e a necessidade de acompanhamento profissional nas academias ao ar livre.
“Nós sofremos muito com a falta de médicos psiquiatras nos postos de saúde e no próprio atendimento do SUS e nós temos o Hospital Adauto Botelho, que já foi referência nacional de atendimento e está lá abandonado. Então, solicitamos à comissão que pudéssemos fazer uma visita in loco”, narra Allan Kardec, em defesa à saúde mental em Mato Grosso.
Diante dos debates, o deputado Guilherme Maluf formalizou três requerimentos aprovados: convocar o secretário de Estado de Gestão de Mato Grosso, Júlio Cezar Modesto Santos, para prestar esclarecimentos sobre a previdência; convidar a diretora da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Neuci Cunha dos Santos, para apresentar as demandas da instituição; e agendar uma visita in loco da comissão ao Ciaps Adauto Botelho.
Os membros presentes distribuíram, ainda, para relatoria, 11 projetos de lei, que demandam de avaliação da comissão permanente.
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social foi constituída por meio do Ato nº 006/2017, publicado em Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, datado de 09 de março de 2017.
São membros suplentes da referida comissão os deputados Pedro Satélite (PSD), Baiano Filho (PSDB), Nininho (PSD), Oscar Bezerra (PSB) e Janaina Riva (PMDB). (Com assessoria)


Ainda não há comentários.
Veja mais:
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade
95 Anos da OAB Nacional: uma história de lutas na defesa das prerrogativas e da democracia brasileira
Black Friday deve movimentar R$ 1,2 bi na economia, aponta estudo
Do medo reprimido à fuga química, o homem que aprendeu a não temer vive refém da própria coragem
A educação que floresce quando aprendemos a compartilhar
Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV
PF desmantela rede de abuso sexual infantojuvenil em MT