Da redação - Foco Cidade
Policiais civis da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) encontraram dois trabalhadores em situação análoga a escravidão durante a operação “Amanso”, realizada na região do lago de Manso, em Chapada dos Guimarães.
A ação contou com a parceria da Diretoria de Inteligência, Gerência de Operações Especiais (GOE), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). O Ministério Público do Trabalho também foi acionado para constatação oficial das condições de trabalho ofertada aos trabalhadores.
Os trabalhadores foram encontrados em uma área invadida, na região do Lago do Manso. Eles foram arregimentados em um albergue, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, e levados para a região, onde viviam em condições degradantes, sem transporte.
A investigação da Delegacia do Meio Ambiente apura a invasão de áreas pública e particular cometida por mais de 20 pessoas, com a presença de pessoas armadas no local. Além delitos ambientais, a Polícia Civil investiga crime de loteamento clandestino, associação criminosa e outros delitos.
Durante ação nesta sexta-feira, os policiais constataram várias degradações ambientais como derrubada de vegetação nativa, próxima a córregos e às margens do Lago do Manso.
Segundo a Dema, os dois homens encontrados no local trabalhavam para os líderes da invasão clandestina e também foram autuados em termo circunstanciado de ocorrência por crimes ambientais, apesar de serem vítimas de eventual crime de trabalho escravo.
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) será oficializada para providencias administrativas dos responsáveis pelos crimes ambientais. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Polícia Civil confirma prisão de acusados de extorsão de fazendeiro
Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas
Combate ao tráfico: Operação da PC derruba facção em Cuiabá
Estado amplia Educação Profissional e Tecnológica; meta 15 mil novas vagas
Polícia Civil desarticula grupo criminoso acusado de tortura e sequestro
Enamed 2025 recebe 105 mil inscrições na primeira edição
Troca de assentos: TJ condena companhia aérea e mantém indenização
O aposentado com fibromialgia tem direito à isenção do Imposto de Renda?
Cláusulas-Padrão: ANPD não imuniza contra a realidade
O preço de uma vida apressada!