Victor Humberto Maizman
Tenho acompanhado com expectativa a apreciação por parte do Supremo Tribunal Federal quanto à questão se pode compor a base de cálculo dos tributos os demais tributos. Ou seja, a famigerada sistemática de cobrança de tributo sobre tributo.
Aliás, tive a oportunidade de defender a categoria industrial perante a referida Suprema Corte em um dos processos mais representativos lá pautados sobre o assunto, qual seja, se o ICMS deve compor a base de cálculo das contribuições para o PIS/COFINS.
Naquela ocasião ao fazer a sustentação oral, defendi perante o Plenário do Tribunal o inconformismo do cidadão comum em compreender exatamente como calcular os tributos, vindo à matemática demonstrar um dos motivos pelo qual a carga tributária do país é sabidamente elevada.
Mas engana-se aquele que porventura venha entender que apenas o industrial, o distribuir, o comerciante ou qualquer outro intermediário seja o verdadeiro contribuinte dos tributos, uma vez que todo o custo tributário é repassado no preço do produto.
Portanto, quem paga a conta somos nós os consumidores.
Nesse sentido, a proposta da Reforma Tributária em tramitação perante o Congresso Nacional identificou o impacto da exigência de tributo sobre tributo, buscando assim, através de alterações substanciais, minimizar tal onerosa sistemática.
Todavia, muito embora o projeto esteja em discussão, será necessário o convencimento por parte dos parlamentares enfrentarem tal questão com os olhos voltados, não apenas na arrecadação tributária (imprescindível para a manutenção das necessidades estatais), como também para aqueles que financiam o Estado, ou seja, nós os contribuintes.
Aliás, não menos oportuna a reflexão difundida pelo filósofo sempre contemporâneo Immanuel Kant ao sentenciar que “toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço”.
Então se é hora de "apertar o cinto", é hora de mudar.
Victor Humberto Maizman
Advogado e Consultor Jurídico Tributário, Professor em Direito Tributário, ex-Membro do Conselho de Contribuintes do Estado de Mato Grosso e do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais da Receita Federal/CARF.
Victor Humberto Maizman escreve para o Foco Cidade aos domingos, nesta coluna.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso acusado de ameaçar ex-mulher e familiares
Sancionada lei que proíbe descontos em benefícios do INSS
Atraso de cirurgia de idosa: TJ condena plano de saúde
EUA x Venezuela: os limites entre o direito à guerra e o combate ao crime organizado
Urna eletrônica: entenda como o equipamento transformou o processo eleitoral brasileiro
Estado destaca obras de novos Hospitais Regionais em MT
Autismo Visível
Patentes farmacêuticas não são certificados de segurança sanitária
Ministério lança edital para formar agentes populares de saúde
Interior: Polícia Militar mira faccionados acusados de homicídios