Os processos bem estruturados são essenciais para o bom funcionamento de uma empresa. Na medida em que o mundo se move mais rápido do que nunca, as organizações estão avançando com sistemas inteligentes de gerenciamento de processos de negócios (iBPMS). Essas ferramentas ajudam as companhias a atender às necessidades em evolução e garantem que elas atuem com excelência operacional com recursos eficientes. Alcançar a transformação digital é de suma importância para se manter competitivo e atender às demandas do mercado e de gestão.
As plataformas iBPMS fornecem uma única ferramenta que permite impulsionar facilmente a análise e a inteligência do BPM através do uso na nuvem, integração da Internet das Coisas (IoT), monitoramento de atividades comerciais, Inteligência Artificial (IA) e muito mais. Todo esse ambiente tecnológico dinâmico pode fazer com que as empresas possam planejar, automatizar e expandir seus negócios.
De acordo com um estudo realizado pelo Gartner, em 2024, a ferramenta está entre uma das tecnologias que deve ser adotada pelas empresas para potencializar o processo de hiperautomação. A pesquisa também revela que empresas que já utilizam BPMs podem reduzir custos operacionais em até 30% após um ano, dependendo do setor de atuação.
Desafios na implementação
Como qualquer implementação de uma nova tecnologia pode não ser totalmente tranquila, as empresas podem enfrentar alguns desafios de início, porém depois de identificados é importante compreender quais são as estratégias adequadas para superá-los. Para fazer um mapeamento de ações eficaz, é fundamental realizar uma análise detalhada dos processos existentes, identificar áreas de melhoria e desenvolver um plano para implementar mudanças.
A integração do iBPMS com a estrutura de TI existente pode apresentar obstáculos devido a problemas de compatibilidade e sistemas antigos complexos. A preocupação com a segurança de dados também é um ponto que divide opinião, especialmente se tratando de informações comerciais confidenciais. Porém, esses desafios podem ser mitigados usando a própria plataforma iBPMS. Ao ajustar fluxos de trabalho existentes, os processos podem fluir sem problemas entre as equipes sem que exista falhas de comunicação com outros departamentos.
A resistência a mudanças também pode ser outra barreira que dificulta a adoção do iBPMS, exigindo estratégias abrangentes de gerenciamento organizacional. Para aliviar essa incerteza forneça à equipe o máximo de informações possíveis sobre as próximas mudanças e os resultados que pode alcançar. Além disso, um passo importante também é investir em treinamento para uso das novas tecnologias, metodologias de trabalho e habilidades especificas necessárias para executar os processos de forma eficaz.
Projeções de Mercado
A demanda global do mercado de iBPMS foi avaliada em US$ 12 bilhões em 2023 e espera-se que atinja até US$ 20 bilhões até 2031, de acordo com dados do Market Research Intellect. O relatório também contempla uma análise das tendências e fatores que estão desempenhando um papel substancial no mercado.
O mercado global de sistemas iBPMS está aumentando rapidamente devido à crescente adoção de programas de automação e transformação digital pelas empresas. O sistema também possui fácil adaptabilidade com a rápida evolução em contextos de negócios. Esse crescimento está relacionado à busca pelas empresas para padronização e governança de processos devido à necessidade de gerenciamento de riscos e requisitos de conformidade regulatória, como também em agilizar e otimizar essas demandas, aumentando a produtividade e melhorando a experiência do cliente. Com avanços técnicos contínuos, espera-se que a indústria de iBPMS aumente de forma constante nos próximos anos.
Além disso, os recursos do iBPMS são aprimorados pelo desenvolvimento de análise, aprendizado de máquina e inteligência artificial, que impulsionam a expansão do mercado global.
Na medida que a transformação digital se torna inegociável para as empresas, aproveitar o potencial do iBPMS surge como um facilitador crítico. Ao integrar tecnologia inteligente com recursos robustos de BPM, as organizações podem trafegar pelas complexidades da transformação digital com agilidade, inovação e adaptabilidade, impulsionando sucesso e relevância sustentados na era digital.
Rafael Leopoldo é Diretor de Crescimento e Tecnologia da Selbetti Tecnologia.
Sobre a Selbetti Tecnologia
A Selbetti Tecnologia é uma provedora de soluções em TI que tem a inovação em seu DNA. Foi essa paixão por inovar que impulsionou a trajetória da organização desde sua fundação, em 1977, e garantiu o reconhecimento como a Maior Integradora de Tecnologia do Brasil. Com soluções em software e hardware, a Selbetti Tecnologia tem o propósito de integrar tecnologia para resolver desafios organizacionais de empresas de todos os portes. Além do Outsourcing de Ativos de TI e uma Fábrica de Etiquetas, investe em P&D de software há 20 anos. Lançou, em 2020, a plataforma Satelitti, uma solução única no mercado, que reúne módulos de Automação de Tarefas (RPA), Assinatura Digital e Eletrônica (S-Sign), Gestão de Documentos (ECM), Gerenciamento de Processos de Workflow (iBPMS), Computação em Nuvem (Cloud), entre outras tecnologias. A Selbetti Tecnologia realizou inúmeras aquisições visando se tornar uma "one stop tech", como a Pricefy, maior plataforma de gerenciamento omni-mídia no varejo, a Microexato, provedora de equipamentos seminovos para projetos corporativos, a Nexcore, referência em Contact Center as a Service para conectar conversas, empresas e pessoas de ponta a ponta, e a Intercompany, fornecedora de soluções de Ti incluindo inteligência artificial, nuvem e segurança.
Ainda não há comentários.