Fazer mais por menos. Esse é o mantra dos líderes de TI, cada vez mais pressionados. Segundo analistas do Gartner, muitas organizações estão incentivando todas as áreas de negócio a reduzirem seus custos, ao mesmo tempo em que devem criar vantagens competitivas. Para os CIOs, resta a missão de gerenciar a pressão para reduzir os custos de TI no curto prazo sem prejudicar a organização no médio e longo prazo, já que uma das maiores dores que as empresas enfrentam hoje é o aumento dos custos em toda a cadeia produtiva.
E como a TI pode fazer mais com menos e ao mesmo tempo manter o seu papel no dia a dia do negócio, isto é, ajudar a empresa a se tornar mais produtiva, aumentar o desempenho, melhorar a experiência do cliente, agilizar as comunicações e aprimorar a tomada de decisões gerenciais, entre outras tarefas?
Nesse cenário, adoção de eficientes sistemas de gestão é o primeiro passo para enfrentar desafios. Mas é preciso ir além. A contratação de serviços gerenciados (AMS, na sigla em inglês) pode ajudar a reduzir os custos de manutenção de sistemas SAP, gerando ainda mais valor e resiliência.
Como gerar mais valor
Líder no mercado de software de gestão no Brasil (33%), com presença em 85% das 500 maiores empresas, os sistemas SAP já provaram o seu valor para os negócios. Mas com a adoção do modelo AMS (Applications Management Services), uma oferta de suporte que monitora a integridade das aplicações no seu ambiente de TI, é possível otimizar o gerenciamento dos sistemas SAP, garantindo a entrega de um serviço eficiente e consistente para os usuários finais.
A contratação de serviços gerenciados entrega diversos benefícios para a área de TI, que deixa de lado o operacional e foca no estratégico. Vamos conferir algumas vantagens para que você possa avaliar como é possível obter insights valiosos, com menor custo, e sem a necessidade de se preocupar com a manutenção dos sistemas.
Redução de custos com pessoal: Ao contratar um provedor de serviços gerenciados, a empresa pode reduzir os custos com pessoal especializado, pois o fornecedor já conta com uma equipe de especialistas treinados e certificados em sistemas SAP. A equipe do provedor de AMS reúne habilidades nas mais diversas áreas de conhecimento dos sistemas, o que nem sempre acontece na equipe interna, pois o custo ficaria proibitivo.
Benchmark: O provedor de AMS atende diversas empresas muitas vezes com cenários análogos entre si. Com a experiência adquirida no suporte e conhecimento de processo os especialistas do AMS podem contribuir na discussão de melhorias de processos.
Melhoria da eficiência: Um provedor de serviços gerenciados pode oferecer melhores práticas e melhores ferramentas para garantir a eficiência do sistema, o que pode resultar em menos tempo e gastos em manutenção.
Monitoramento: Um provedor de serviços gerenciados pode oferecer monitoramento constante do sistema, o que permite identificar e corrigir problemas rapidamente, antes que eles causem problemas significativos.
Flexibilidade: Os serviços gerenciados podem ser adaptados às necessidades específicas da empresa e pague apenas pelo que precisa, reduzindo os custos desnecessários.
Suporte: Um provedor de serviços gerenciados pode oferecer suporte ao sistema, incluindo suporte técnico, suporte de licenciamento e suporte de compliance, o que pode ajudar a reduzir os custos de manutenção.
Essas são algumas das maneiras pelas quais a contratação de serviços gerenciados AMS pode ajudar a reduzir os custos de manutenção de sistemas SAP. Além disso, a adoção de serviço de AMS irá permitir que a equipe de TI interna se concentre em tarefas mais estratégicas.
Mas tenha sempre no radar que é importante avaliar as necessidades específicas da sua empresa e encontrar um provedor de serviços gerenciados que atenda às suas necessidades e orçamento.
Fernando Silvestre é diretor de operações da Blend IT.
Ainda não há comentários.