Já escuto muitos dizendo que são pré-candidatos e já estão em plena campanha, aí eu pergunto, quais as estratégias adotadas? Referente ao marketing digital e o tradicional, o que está fazendo? Referente ao tipo de candidato em qual você se enquadra? É reeleição, é primeira vez ou está querendo galgar um novo espaço? Seu partido, qual seu teor ideológico? Enfim, um monte de questionamentos sem respostas concretas.
O que eu sei é quem chega primeiro bebe agua limpa, pois quando muitos estão focados 100% em partido, filiação, composição, especulação e etc, muitos acabam se esquecendo que o tempo de pré-campanha e de campanha estão cada vez mais curtos e a expertise necessária para inserir a imagem, o conceito, o plano de trabalho ou de governo nas ruas, nas cabeças e corações dos eleitores tem que começar bem antes. O correto é faze-los concomitante, as articulações políticas e partidárias junto com o marketing. Antecipar a jogada é primordial.
Estamos passando por mudanças profundas no cenário político e social. Qual a leitura atual, qual o sentimento das pessoas? Hoje mais do que nunca a informação que serve pra ciclano não serve pra fulano. As pessoas querem ter experiências, querem participar, querem ser ouvidas e mais do que tudo, é nossa obrigação entender e dar voz e vez ao eleitor de forma segmentada.
O despreparo do candidato na maioria das vezes já começa pela contratação, a maioria tem dívida de campanha ou é amigo do amigo e acaba contratando pessoas, menos por competência. Volto a dizer, como o prazo encurtou a expertise aumenta e aumenta também os custos com a campanha, pois é necessário contratar profissionais mais experientes e com estrutura para dar conta do volume de informações e refinamento das estratégias. Usar o digital não é encher de posts e selfies o Perfil e o Insta, alias, longe disso.A palavra de ordem ao meu ver para essas eleições estão traduzidas em um único device, o mobile. E você, tem noção do que isso representa?
Partidos e candidatos também poderão contratar o impulsionamento de conteúdos porém está proibido o impulsionamento feito por pessoa física.
Vemos também uma situação totalmente adversa, a falta de estrutura e principalmente a falta de um budget eficaz.
Não se começa uma campanha em cima da hora, temos que parar de achismo, é diferente de quem já está no poder e que já tem uma estrutura ( ou não), é quase impossível criar uma imagem, um conceito, uma bandeira em pouco tempo, daí a necessidade da assertividade profissional.
Para que o candidato gaste menos durante a campanha e com eficiência é preciso que o mesmo tenha uma estratégia bem definida. A internet se for usada de forma correta, vai potencializar os mecanismos estratégicos que apenas o profissional de marketing pode fazer. Não se engane com o fogo amigo e com os espertalhões de última hora que aparecem e oferecem o céu.
Existem landmarks na área política que são imutáveis, e apenas quem detém a estratégia da comunicação justa e do marketing perfeito, tem a habilidade em lançar mão de forma coerente e tangível. Vale a pena ler quem ainda não o fez, o livro, Estado Espetáculo de Roger-Gérard Schwartzenberg.
Digo meus amigos e amigas novamente, quem não fizer o dever de casa nas mídias digitais antes da campanha é melhor que não os faça durante a campanha por conta de se tornar um investimento sem resultado, isso não funciona se não for feito com ANTECEDÊNCIA, fica a dica.
O pleito este ano será realizado no dia 7 de outubro e em caso de segundo turno no dia 28 do mesmo mês e a duração da campanha eleitoral será de 45 dias e na TV e rádio será de 35 em blocos diários de 10 minutos onde não poderão ser usados efeitos especiais, montagens, trucagens, computação gráfica, edições e desenhos animados. Os cabos eleitorais pode ser contratados em número limite de trabalhadores de até 1% do eleitorado por candidato nos municípios de até 30 mil eleitores. Nos demais, é permitido um cabo eleitoral a mais para cada grupo de mil eleitores que exceder os 30 mil. Nos carros os adesivos devem ter 50 cm x 40 cm ou microperfurados no tamanho máximo do para-brisa traseiro. “Envelopamentos” estão proibidos.Nas vias públicas estão permitidas bandeiras e mesas para distribuição de material, desde que não atrapalhem o trânsito e os pedestres. Bonecos e outdoors eletrônicos estão vetados.Os carros de som e minitrios só poderão ser usados em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões ou comícios, observado o limite de 80 decibéis, medido a 7 metros de distância do veículo. Os comícios de encerramento de campanhas podem ir até as 2h da madrugada. Nos demais dias, das 8h à meia-noite. Nas eleições anteriores, os comícios de encerramento de campanha também deviam acabar à meia-noite. Uma novidade é o site de financiamento coletivo, nas quais somente pessoas físicas podem fazer doações até o limite de 10% dos seus rendimentos brutos no ano anterior à eleição e os candidatos devem prestar muita atenção pois, essas doações coletivas através do site Crowdfundingcomeçam em maio a partir do dia 15 e eu particularmente estou acreditando e me empenhando bastante para conhecer as aplicabilidades desse diferencial em que os candidatos poderão obter mais recursos para sua campanha.
Quem montar sua estrutura ou parte dela com antecedência já sai na frente, isso com a ritualística do maestro que vai dar o tom de sua campanha, veja esse vídeo e imagine como se forma uma campanha vitoriosa, pois é assim que se faz: https://www.youtube.com/watch?v=Pa4_atL4-08
Trabalhe com conteúdo relevante, invista realmente em resultados, existem milhões de programas, métricas, aplicativos mas sem valor algum se não forem aplicados de forma correta e coerente pelo especialista, não se deixe enganar com achismo, tudo tem que ter foco e resultado comprovado. Lembre sempre, mídia social antes de tudo é mídia, depois é social e toda mídia é paga.
A Propaganda Política é regida por várias leis as quais o Autor Jean-Marie Domenach exemplifica e tem muito mais, o passado como o próprio nome já diz , ficou para trás, por isso, chegou a hora, ou melhor já está até passando da hora de contratar um consultor político atual, moderno e antenado para dar um norte e estartar seu processo eleitoralista.
Investimento em assessoria de imprensa, internet, jingle, conteúdo, imagem, nichos, branding, naming, formadores de opinião, lideranças, vídeos, ideias, comitês, mailling, planejamento estratégico, inbond marketing, software de campanha, jurídico, lideranças e muito mais. Estes são apenas algumas peças que ajudam a criar a harmonia da orquestra.
Ou, se você acredita que se faz campanha sem dinheiro, boa sorte.
Pasme novamente meus amigos, como a maioria das pessoas desconhecem as ferramentas , desconhecem as estratégias , acham que para tal seria necessário um investimento de grande vulto e isso não é verdade , basta apenas conhecer e já ter prática no processo político , nada de inventar a roda. Não deixe a maior parte do seu dinheiro ir para o ralo por falta de organização. Contrate um consultor político e comece desde já a planejar e executar uma campanha vitoriosa.
Cláudio Cordeiro é Publicitário/Advogado/Consultor Politico/Diretor da Gonçalves Cordeiro/Membro da ABCOP/ALAP/FENAPRO E SINAPRO/MT.
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