• Cuiabá, 23 de Novembro - 00:00:00

Marketing na área da saúde é um grande desafio

Antes e depois, tratamentos milagrosos, promessas, descontos, promoções, valores de procedimentos, fotos de pacientes. Você sabia que essas são algumas das coisas proibidas quando se trata de marketing e divulgação médica?  

O Conselho Federal de Medicina (CFM) elaborou o Manual de Publicidade Médica para guiar todos os médicos, independente da especialidade. Sendo assim, a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) é responsável por monitorar todo e qualquer material de divulgação médica. E esse monitoramento é rigoroso, principalmente em Mato Grosso.

Surge então a dúvida: o que fazer quando uma das principais ferramentas de busca e pesquisa acaba sendo a internet? Um planejamento detalhado e muito bem estudado deve ser feito por nós comunicadores para esses clientes da área da saúde.

A primeira coisa a se pensar é que as pessoas buscam informação muito mais do que promessas nessa área. Sendo assim, a primeira grande estratégia é estimular a produção de conteúdo relevante sobre assuntos que são bastante procurado em cada especialidade médica.

Quando uma pessoa buscar determinado assunto na internet é importante que o médico se torne referência, conquiste a confiança e ainda se aproxime do público, criando uma relação de confiança, por vezes, antes mesmo de um contato pessoalmente.

É importante lembrar que assim como o profissional, o papel do comunicador quando se trata da saúde, é de fato levar informação certeira, verdadeira e com muito cuidado. Afinal, tem influência direta na vida de quem recebe essa informação.

Sendo assim, o papel do publicitário é estudar a fundo essas especificidades da divulgação médica e ser um catalizador daquilo que é importante. Isso acaba se tornando um desafio para nós profissionais, que devemos inovar, criar e executar respeitando os objetivos e metas de cada cliente.

Buscar uma consultoria de marketing ou uma assessoria de imprensa especializada em saúde e na divulgação de conteúdo na mídia On/Off torna-se de fato muito importante para que as ações sejam éticas, dentro das regras e apresentem resultados eficazes para os médicos.

 

Cláudio Cordeiro é Publicitário, Advogado e Presidente da Gonçalves Cordeiro.



0 Comentários



    Ainda não há comentários.