Gostaria de conhecer alguém capaz de arriscar palpites viáveis sobre as eleições estaduais no ano que vem. Alguns fatores serão determinantes na construção de possíveis cenários. Cito alguns. Primeiro, o desempenho satisfatório da sua gestão que o governador Pedro Taques precisará construir pra 2018. Segundo, o destino do grupo que hoje está filiado ao PSB e que seguramente vai sair do partido agora dominado pelo deputado federal Valtenir Pereira. Se todos saírem, o que é mais provável já traz por si só um cenário. Se todos forem para o DEM, com o está parecendo, aí será um supercenário.
O outro cenário estará ligado à união de outros grupos em torno de projeto político. Mas o quadro hoje está tão empobrecido que poucas chances de alguma inovação. Se Mauro Mendes, Adilton Saccheti, Ezequiel Fonseca, Fábio Garcia, Oscar Bezerra, Max Russi e Eduardo Botelho saírem do PSB e migrarem para o DEM, como tudo indica, desequilibrarão completamente o quadro eleitoral de 2018. Nesse caso reforçarão um partido que tem tradição e está organizado em todo o estado. É de se esperar que o ministro Blairo Maggi, do PP, hoje senador em fim de mandato, acompanhe essa turma. Nesse caso o DEM terá dois candidatos a senadores e um a governador. Pode ser Mauro Mendes ou Jaime Campos.
O outro grupo, liderado pelo governador Pedro Taques terá a seu lado o vice-governador Carlos Fávaro, o deputado federal Nilson Leitão e quadros avulsos enfraquecidos pra formar uma frente forte capaz de produzir um contraponto político invencível, como foi na sua última eleição. Restarão avulsos alguns nomes de peso como o senador Welinton Fagundes Percival Muniz. Os demais deputados federais tendem a se juntar nos agrupamentos que se formarem.
Aqui encerro com uma tentativa de profecia. Para disputar 2018 serão necessários nomes de peso, e não mais partidos. Os partidos estão com o prestígio vencido. Parece que 2018 será um tempo novo de frentes de nomes e não mais de coligações por vezes indecentes. Haverá um grande freio de arrumação.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
Ainda não há comentários.